Home » Dúvidas sobre Remédios » Como Tomar Anticoncepcional Injetável?

Como Tomar Anticoncepcional Injetável?

O dia mais recomendado para tomar o anticoncepcional injetável pela primeira vez é o primeiro dia da menstruação, mas pode-se tomar em qualquer dia, sob a confirmação de que não há gravidez.

Se tomar o anticoncepcional injetável mensal, como Mesigyna ou Perlutan, aplique outra dose todos os meses na mesma data ou a cada 30 dias. Se a injeção anticoncepcional for trimestral, tome outra dose a cada 90 dias.

Se você tomar a primeira dose da injeção anticoncepcional fora do primeiro dia do período menstrual use camisinha nas relações sexuais por, pelo menos, 10 dias após a aplicação, período em que o organismo está se adaptando aos hormônios recebidos e pode, ainda, não estar totalmente protegido.

É recomendado praticar o coito interrompido (quando o homem ejacula fora) até o final do primeiro mês em que tomou a primeira dose da injeção.

Tomar a injeção anticoncepcional depois da data programada pode diminuir sua eficácia e aumentar o risco de gravidez. No entanto, tomar antes da data não representa perigo algum.

Leia também:

Tomo anticoncepcional injetável, posso engravidar?

Sim, é possível engravidar tomando anticoncepcional injetável, pois todos os métodos contraceptivos possuem sua margem de falha, apesar de ser muito baixa quando o uso é feito corretamente.

Parei de tomar anticoncepcional injetável e não menstruei, posso engravidar?

Sim, você pode engravidar quando para de tomar o anticoncepcional injetável mesmo se não menstruar, pois a dose aplicada é programada para agir durante 30 dias, nas injeções mensais, ou 90 dias, nas injeções trimestrais.

É normal menstruar duas vezes tomando anticoncepcional injetável?

Sim, é normal menstruar duas vezes tomando a injeção anticoncepcional, pois isso pode ser sinal de sangramentos de escape, um efeito colateral comum dos anticoncepcionais em geral.

Quem toma anticoncepcional injetável tem período fértil?

Não, quem toma anticoncepcional injetável não tem período fértil, pois os hormônios em sua formulação inibem a ovulação fazendo o organismo “entender” que a mulher está grávida.

Atualizado em: 15/05/2018 na categoria: Dúvidas sobre Remédios