Como Tomar Corretamente o Anticoncepcional?

Tome o seu anticoncepcional da maneira correta desde a primeira vez e saiba o que fazer em casos de esquecimento, de vômito e se pode ou não emendar uma cartela na outra!

Tomando o Anticoncepcional pela Primeira Vez


Se for a primeira vez que você vai utilizá-lo, o 1° comprimido do anticoncepcional deve ser ingerido no 1° dia da menstruação. Depois, continue tomando 1 por dia, sempre no mesmo horário, até a cartela acabar e você fazer a pausa entre uma cartela e outra.

Há cartelas de anticoncepcionais com 24 comprimidos, onde a pausa é de 4 dias, e há outros com 21 comprimidos, onde a pausa é de 7 dias.

Depois de tomar o último comprimido da cartela, comece a contar, a partir do dia seguinte, 7 ou 4 dias sem ingerir os comprimidos, (dependendo do tipo do anticoncepcional) e inicie a nova cartela no oitavo dia.

Exemplo: você tomou o último comprimido no domingo. Comece contando, a partir de segunda, 7 dias sem tomar o anticoncepcional (21 comprimidos) : seg, ter, qua, quin, sex, sab, dom, e inicie a nova cartela na próxima segunda-feira; ou 4 dias sem tomar o anticoncepcional (24 comprimidos): seg, ter, qua, quin, começando a outra cartela na sexta feira.

Há também os anticoncepcionais que possuem comprimidos placebos (que não possuem nenhuma substância) para a mulher tomar nos dias de pausa e não se atrapalhar em relação a que dia irá começar a nova cartela, assim como há também cartelas de anticoncepcionais com 28 comprimidos à base de progesterona, feitos especialmente para que uma cartela seja emendada na outra, com o benefício da mulher não menstruar.

O que Fazer em Casos de Esquecimento

Se você se esqueceu de tomar a pílula, pode tomar outra se o atraso foi até de 12 horas. Se o atraso passou de 12 horas, faça o seguinte:

  • Se o esquecimento ocorreu entre o 1° e o 7° dia da cartela, você deve tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as outras no horário que já tomava antes, lembrando de usar outro método contraceptivo, como a camisinha por exemplo, nos 7 dias seguintes ao esquecimento;
  • Se o esquecimento ocorreu entre o 8° e 14° dia, tome imediatamente a pílula esquecida e não precisa se preocupar muito, pois não há maiores chances de engravidar nesse caso;
  • Caso o esquecimento ocorrer entre o 15° e 24° dia você pode agir da mesma maneira que nos casos citados acima, começando a outra cartela sem dar a pausa de uma cartela para outra;
  • Se você se esqueceu de tomar a pílula vários dias, é melhor esperar a menstruação descer e iniciar novamente outro ciclo.

Tomei o Anticoncepcional e Vomitei – O que Faço?


Se você vomitou menos de 3 horas depois de ter tomado o anticoncepcional, deve tomar outra pílula  imediatamente.

Quero Emendar uma Cartela na Outra – Posso?

Sim. Você pode emendar uma cartela na outra sem problemas, mas se seu objetivo é ficar sem sangrar todos os meses, é melhor apostar nos anticoncepcionais à base de progesterona unicamente, cujas cartelas já possuem 28 comprimidos para serem tomados sem pausa alguma.


Mais Sobre esse Assunto:

Efeitos Colaterais de Anticoncepcionais

Tabelinha ou Anticoncepcional para não Engravidar?

Injeção Anticoncepcional