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Como Tomar Vitamina C? Grávida Pode Tomar?

Homens acima de 19 anos devem tomar 90 mg da vitamina C diariamente e as mulheres, 75 mg. Grávidas devem tomar um pouco mais: de 80 a 85 mg da vitamina C por dia.

Alguns especialistas afirmam que o consumo de 100 mg por dia do ácido ascórbico (vitamina C) pode ser feito sem maiores problemas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o limite máximo deve chegar a 200 mg por dia. Dois copos de suco de laranja diariamente (400 ml) já atingem esse limite.

A maioria dos suplementos de vitamina C no mercado contém doses altas da substância e seus custos-benefícios não compensam, já que o excesso dela no organismo é totalmente eliminado através da urina.

Mesmo com todas essas informações, algumas pessoas ainda podem insistir em consumir uma maior quantidade de vitamina C, seja porque praticam atividades físicas intensas ou por qualquer outro motivo. Nesse caso, não há efeitos colaterais relacionados com o excesso da suplementação, que tem seu excesso eliminado pela urina.

Vale ressaltar que a suplementação com a vitamina C só deve ser recomendada pelo nutricionista quando a deficiência do ácido ascórbico no organismo não pode ser suprida apenas com alimentos.

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Qual é o melhor horário para tomar vitamina C?

Não existe um melhor horário para tomar vitamina C, o seu consumo pode ser distribuído ao longo do dia.

Grávida pode tomar vitamina C?

Não só pode como deve manter os níveis recomendados do ácido ascórbico no organismo. A dosagem recomendada da vitamina C na gravidez é de 80 mg para grávidas menores de 18 anos e 85 mg para grávidas maiores de 18 anos.

As mulheres menores de 18 anos que estão amamentando devem ingerir 115 mg da vitamina C por dia, enquanto as lactantes maiores de 18 anos devem ingerir 120 mg, uma diferença mínima!

Doses recomendadas para demais faixas etárias:

  • Bebês de 7 a 12 meses: 50 mg;
  • 1 a 3 anos: 15 mg;
  • 4 a 8 anos: 25 mg;
  • 9 a 13 anos: 45 mg;
  • Mulheres de 14 a 18 anos: 65 mg;
  • Homens de 14 a 18 anos: 75 mg.

Entre os diversos benefícios da vitamina C, que é altamente antioxidante, estão o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da pele e do humor, prevenção de problemas na visão e de AVC (derrame).

A sua deficiência no organismo enfraquece o sistema imune e pode causar o escorbuto, doença que afeta as articulações causando inchaço, gengivas inflamadas e perda de dentes, sangramentos e feridas difíceis de controlar e cicatrizar, sistema imunológico severamente enfraquecido e risco de morte.

Atualizado em: 24/05/2018 na categoria: Dúvidas sobre Remédios