Home » Antibacterianos » Cystex Bula: Como Tomar?

Cystex Bula: Como Tomar?

Cystex serve para aliviar as dores causadas pela infecção urinária. É antisséptico, antibacteriano e antiespasmódico. O preço de Cystex varia de R$ 12 a R$ 19.  O remédio é apresentado em embalagens com 24 drágeas para uso adulto por via oral.

Cystex pode deixar a urina verde ou azul e não corta o efeito do anticoncepcional.

Cystex é antibiótico ou anti-inflamatório?

Cystex não é anti-inflamatório e contém propriedades antibiótica e anti-infecciosa, embora não seja totalmente eficaz na eliminação das bactérias causadoras da infecção urinária, pois só ajuda a eliminar o excesso delas.

Cystex não deve substituir os antibióticos convencionais utilizados no tratamento da infecção, mas apenas servir como um complemento.

Para que Serve Cystex?

O uso de Cystex é indicado para:

  • Aliviar a dor e os espasmos no canal urinário;
  • Combater a infecção e contaminação das vias urinárias e auxiliar na eliminação das bactérias causadoras da infecção;
  • Prevenir a formação de pedras de oxalato.

Cystex pode ser utilizado em infecções da uretra (uretrite), bexiga (cistite) rins (pielonefrite) e nefrite (inflamação dos rins).

Cystex ou Pyridium?

Cystex e Pyridium são dois tipos de analgésicos das vias urinárias, pois agem aliviando a dor exatamente nesse local, mas Cystex ainda tem o poder de eliminar o excesso de bactérias da região. Nenhum deles, no entanto, tem o poder de substituir o uso do antibiótico específico para curar a infecção urinária.

Como Tomar Cystex – Posologia

  • Adultos devem tomar 2 drágeas de Cystex, 3 vezes ao dia (de 8 em 8 horas), longe do horário das refeições. O tratamento com Cystex deve durar 2 dias.

Cystex leva quanto tempo para fazer efeito?

Como o tratamento com Cystex é de curto período, o tempo que ele leva para fazer efeito é rápido, aliviando a dor nas vias urinárias algumas horas após a primeira drágea.

Por quanto tempo devo tomar Cystex?

Cystex deve ser tomado por 2 dias e não deve substituir o tratamento com os antibióticos convencionais utilizados para tratar a infecção urinária.

Contraindicações

O uso de Cystex é contraindicado para pacientes alérgicos aos componentes da fórmula do medicamento e pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou insuficiência hepática.

Efeitos Colaterais

O uso de Cystex poderá causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Diminuição da micção (urinar);
  • Enjoos, vômitos e diarreia;
  • Ressecamento da boca, dificuldade para falar e engolir e sede em excesso;
  • Diminuição da secreção brônquica;
  • Midríase (dilatação da pupila);
  • Pele avermelhada e ressecada;
  • Reações alérgicas na pele, como rash cutâneo, eosinofilia (aumento dos eosinófilos no sangue que deixa a pele mais corada), febre e anafilaxia.

Cystex corta o efeito do anticoncepcional?

Apesar de apresentar atividade antibacteriana, Cystex não corta o efeito do anticoncepcional.

Cystex deixa a urina verde? Por que a urina fica azul com Cystex?

A urina azul ou verde com Cystex é normal durante o tratamento, já que o cloreto de metiltionínio (azul de metileno que contém propriedade antisséptica) presente na fórmula do remédio é um corante eliminado através da urina, que produz a coloração azul intensa ou mesmo esverdeada.

Gravidez e Lactação

O uso de Cystex não é indicado durante a gravidez devido à sua propriedade antiespasmódica. O médico deverá ser informado sobre a ocorrência de gravidez ou se a mulher está amamentando.

Composição

  • Cada drágea de Cystex contém: 15 mg de cloridrato de acriflavina, 250 mg de metenamina, 20 mg de cloreto metiltionínio (azul de metileno), 15 mg de Atropa belladonna L. e excipientes – estearato de magnésio, povidona, croscarmelose sódica, talco, polímero aniônico do ácido metacrílico, óleo de rícino, dibutilftalato, sacarose, carbonato de cálcio, corante vermelho ponceaux, corante vermelho bordeaux, cera carnaúba, cera de abelha, goma arábica, dióxido de titânio, celulose + lactose, acetona, clorofórmio, álcool isopropílico, álcool etilico, água purificada.

Laboratório: Ems.

Atualizado em: 04/05/2018 na categoria: Antibacterianos, Antiespasmódico, Antisséptico