Pausa do Anticoncepcional: Tire suas dúvidas

Na pausa do anticoncepcional pode engravidar? É seguro ter relações na pausa da pílula anticoncepcional entre uma cartela e outra? E se a menstruação não descer, isso é sinal de gravidez? Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a pausa do anticoncepcional neste post!

Pausa do anticoncepcional

A pausa do anticoncepcional é um tema cheio de dúvidas. Essa pausa geralmente é de 4 ou 7 dias, a depender do anticoncepcional, que é a quantidade de dias entre uma cartela e outra nos quais a mulher não toma comprimidos e apresenta o sangramento por privação hormonal.

Isso mesmo, o sangramento que ocorre na pausa do anticoncepcional não é a menstruação, pois o anticoncepcional impede a ovulação e, sem ovulação, não há como haver ciclo menstrual. O nome dele é sangramento por privação, que ocorre devido à queda nos níveis hormonais femininos, o que faz com que o endométrio se desprenda do útero e seja expelido através do canal vaginal.

Existem alguns tipos de anticoncepcionais que vêm com comprimidos inativos, ou seja, sem hormônios, para que a mulher tome durante a pausa entre uma cartela e outra, isso para ajudá-la a não esquecer o hábito de tomar uma pílula todos os dias.

Na pausa do anticoncepcional pode engravidar?

A chance de engravidar na pausa do anticoncepcional é a mesma que em qualquer outro período do mês, ou seja, muito pequena, menos de 1%, se a mulher toma o anticoncepcional corretamente. A margem de falha dos métodos contraceptivos orais gira em torno de 0,3%, por isso é muito difícil engravidar em qualquer período do ciclo.
O período de pausa entre uma cartela e outra acontece mais ou menos 14 dias antes da data da ovulação (que não existe, já que a mulher toma o anticoncepcional), o que corresponde ao período menstrual, e é por isso que é muito pouco provável que uma gravidez aconteça.

Esqueci de tomar o anticoncepcional depois da pausa

Se você esqueceu de tomar o anticoncepcional depois da pausa, deve seguir as instruções do seu ginecologista ou da própria bula do contraceptivo, que informa o que fazer em caso de esquecimento em cada semana de uso do anticoncepcional.

De modo geral, caso o esquecimento da tomada de um comprimido tenha sido apenas de 12 horas, você pode tomá-lo normalmente e continuar tomando um comprimido todos os dias no horário habitual. Mas caso o esquecimento tenha sido por mais de 12 horas, além de tomar o comprimido esquecido, mesmo que isso signifique que você tenha que tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo, o recomendado é utilizar preservativo sexual durante as relações nos próximos 7 dias.

E quanto mais comprimidos você esquecer de tomar, maiores as chances do método anticoncepcional falhar.

Estando grávida, a menstruação desce na pausa do anticoncepcional?

Caso a mulher engravide mesmo tomando anticoncepcional corretamente, o que é muito improvável, mas não impossível, a “menstruação” (sangramento por privação) provavelmente não irá ocorrer. Caso ocorra, provavelmente será um sangramento em menor quantidade referente ao sangramento de nidação que ocorre quando o óvulo fecundado é implantado no útero.

Se você esqueceu de tomar algum comprimido da cartela, se o sangramento não veio ou se veio em pouca quantidade, consulte o seu ginecologista.

Na pausa do anticoncepcional estou protegida?

Durante a pausa do anticoncepcional você está protegida assim como em qualquer outra semana do mês tomando a cartela corretamente, sem esquecimentos. A pausa do anticoncepcional ocorre algumas semanas após o período de ovulação (que não acontece pela ação dos hormônios utilizados), então pode ficar tranquila.

Na pausa do anticoncepcional pode ter relação?

E sim, na pausa do anticoncepcional pode ter relação, pois você estará protegida contra a gravidez indesejada dentro da margem de segurança dos contraceptivos orais, que é de mais de 99%. O uso do preservativo, nesse caso, é feito com o objetivo de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis.

Não menstruei na pausa do anticoncepcional

Se você não menstruou na pausa do anticoncepcional, mas tomou todos os comprimidos corretamente, todos os dias no mesmo horário, o mais recomendado é iniciar a próxima cartela normalmente, pois não há chance de gravidez.

Mas caso você tenha esquecido um ou mais comprimidos da mesma cartela ou o sangramento por privação não ocorra novamente no próximo mês, o recomendado é fazer um teste rápido de farmácia ou de sangue (Beta HCG) para confirmar ou descartar a gravidez.

É comum que o sangramento por privação de hormônios atrase até cinco dias para vir, ou até mais. Isso pode acontecer por diversas causas:

  • Estresse;
  • Anemia causada por uma má alimentação;
  • Uso de certos medicamentos;
  • O fato de seu corpo ainda não ter se adaptado à pílula anticoncepcional, o que não significa que as pílulas não estejam fazendo efeito.

Mas se mesmo após alguns dias de atraso o sangramento não vier, você deve se certificar de que não está grávida antes de iniciar a próxima cartela. Após 2 dias de atraso você já pode fazer um teste de sangue para detectar a gravidez.

Quantos dias após a pausa do anticoncepcional vem a menstruação?

Após a pausa do anticoncepcional, a menstruação que é, na verdade, um sangramento por privação, ocorre, geralmente, entre o 2° e 4° dia, tanto para quem usa os anticoncepcionais com 21 comprimidos quanto para quem usa os que contêm 24 comprimidos.

Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias de pausa?

Voltar a tomar anticoncepcional antes da pausa pode servir para evitar a menstruação. Isso pode ser feito, assim como emendar uma cartela na outra, mas não com frequência, pois  isso pode agravar alguns efeitos colaterais do anticoncepcional, como o inchaço, mau humor, risco de trombose e AVC.

Existem anticoncepcionais de uso contínuo para as mulheres que não podem utilizar o estrogênio ou que não querem menstruar, então o ideal é conversar com o(a) ginecologista para que ele avalie a melhor opção de contraceptivo para você.

Como eu conto a pausa de 7 dias do anticoncepcional?

7 dias de pausa

A pausa do anticoncepcional deve ser contada da seguinte maneira: você deve fazer uma pausa de 7 dias sem tomar as pílulas, ou seja, se tomou a última pílula da cartela na sexta-feira, conte a partir do sábado 7 dias sem tomar nenhuma pílula: (sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta) e inicie a nova cartela no dia seguinte, nesse exemplo, no sábado.

4 dias de pausa

Faça o mesmo com as cartelas de anticoncepcionais com 24 comprimidos: conte 4 dias sem tomá-los. Se parou de tomar no sábado, por exemplo, você deverá ficar domingo, segunda, terça e quarta sem tomá-los, iniciando a nova cartela na quinta-feira.

Atualizado em: 19/08/2022 na categoria: Anticoncepcionais, Dúvidas sobre Remédios