Pausa do Anticoncepcional – 6 Dúvidas Respondidas!

Posso engravidar durante a pausa do anticoncepcional? Quanto tempo a menstruação demora para descer? E se a menstruação não vier na pausa do anticoncepcional, o que fazer?

É normal que algumas dúvidas surjam quanto ao que acontece durante a pausa do anticoncepcional. Todas elas estão respondidas aqui para te ajudar a entender melhor o período de pausa entre as cartelas!

Quanto tempo demora para descer a menstruação depois do anticoncepcional?


O sangramento que ocorre na pausa do anticoncepcional geralmente vem entre o 3° e 4° dia da pausa, tanto para quem usa os anticoncepcionais com 21, quanto para quem usa os que contêm 24 comprimidos.

É claro que essa previsão só serve mesmo para quem toma o anticoncepcional da maneira correta: 1 por dia, sempre no mesmo horário.

Vale lembrar também que esse sangramento não é menstruação. Ele ocorre por privação hormonal.

É considerado normal que esse sangramento dure entre 2 a 11 dias. A próxima cartela do anticoncepcional deve ser iniciada no dia programado, não importando se você ainda está sangrando ou se não sangrou.

Não menstruei no intervalo do anticoncepcional. E agora?

É comum que o sangramento por privação de hormônios atrase até cinco dias para vir, ou até mais. Isso pode acontecer por diversas causas: estresse, anemia causada por uma má alimentação, uso de certos medicamentos e também simplesmente pelo seu corpo ainda não ter se adaptado ao ciclo, o que não significa que o anticoncepcional não está fazendo efeito.

Se mesmo após alguns dias de atraso o sangramento não vier, você deve se certificar de que não está grávida antes de iniciar a próxima cartela.

Após 7 dias de atraso você já pode fazer um teste de sangue para detectar a gravidez. Se não for confirmada, continue tomando o anticoncepcional normalmente, no dia indicado após a pausa, mesmo que não tenha sangrado.

É comum também que haja sangramentos de escape fora do período de pausa em quem toma os anticoncepcionais e esse é um efeito colateral normal, não representando maiores riscos.

Os atrasos na pausa também podem representar uma gravidez psicológica, quando você tem tanto medo de engravidar ou acha que está grávida que o seu corpo acaba interpretando isso como uma gravidez, fazendo com que o organismo se comporte como tal, desenvolvendo até os sintomas da gravidez.

Não tome anticoncepcionais caso haja confirmação da gravidez, pois ele pode prejudicar a gestação.

Posso engravidar no intervalo do anticoncepcional?

Os anticoncepcionais, em geral, possuem uma margem de falha em torno de 0,3%, então é muito difícil engravidar em qualquer período do ciclo, SE A MULHER TOMA O ANTICONCEPCIONAL CORRETAMENTE!

Quando a mulher toma o anticoncepcional corretamente, ela não ovula, ou seja, o óvulo que seria fecundado não é liberado pelos ovários.

O período de pausa entre uma cartela e outra acontece mais ou menos 14 dias antes da data da ovulação (que não existe, já que a mulher toma o anticoncepcional), e é por isso que é muito pouco provável que a mulher engravide nesse período.

No intervalo do anticoncepcional pode ter relação?

Sim, sem problema algum. Na pausa entre uma cartela de anticoncepcional e outra você continua protegida contra a gravidez. O único problema mesmo é o sangramento, que pode ou não incomodar a mulher ou o seu parceiro/parceira no ato sexual.

Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias de pausa?

Quando a mulher quer viajar, ir à praia, etc., ela pode sim emendar uma cartela com a outra, mas isso não deve ser feito com frequência, já que os anticoncepcionais são programados para serem tomados com a pausa em um determinado período do ciclo.

Se o corpo passa a receber uma dose ainda maior de hormônios isso pode agravar alguns efeitos colaterais do anticoncepcional, como o inchaço e mau humor, além de graves problemas ao organismo, como o risco de trombose.

Se a sua intenção é não menstruar, existem no mercado opções de cartelas de anticoncepcionais com 28 comprimidos à base de progesterona, sem o estrogênio, feitos especialmente com esse intuito, para que a mulher não menstrue.

Mas é preciso ficar atenta na hora de comprar o anticoncepcional correto, pois há algumas cartelas em que alguns comprimidos são apenas placebo e não fazem efeito algum no organismo, servindo apenas para a mulher não se atrapalhar em relação ao dia que deve iniciar outra cartela.

Como eu conto a pausa de 7 dias do anticoncepcional?

Você deve ficar 7 dias sem tomar as pílulas, ou seja, se tomou a última pílula da cartela na terça feira, conte, a partir da quarta feira, 7 dias sem tomar nenhuma pílula e inicie a nova cartela na quarta-feira (quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e terça sem tomar a pílula, contabilizando os 7 dias).

Faça o mesmo com as cartelas de anticoncepcionais com 24 comprimidos: conte 4 dias sem tomá-los. Se parou de tomar no sábado, por exemplo, você deverá ficar domingo, segunda, terça e quarta sem tomá-los, iniciando a nova cartela na quinta-feira.