Cloridrato de Fluoxetina é um antidepressivo também utilizado com eficácia para emagrecer. O preço de Fluoxetina 20 mg varia de R$ 12 a R$ 25. A Fluoxetina é conhecida como a droga da felicidade, pois aumenta a sensação de bem-estar do paciente e reduz a ansiedade.
A Fluoxetina não é um remédio tarja preta, mas sim tarja vermelha e por isso não causa dependência. Também não é calmante. Sua função é inibir a recaptação da serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, fazendo com que ela fique em maior quantidade no organismo, aumentando a sensação de bem estar do paciente.
Para que Serve Fluoxetina?
O Cloridrato de Fluoxetina é indicado para o tratamento das seguintes condições:
- Depressão, com ou sem ansiedade;
- Bulimia nervosa;
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
- Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM, com sintomas mais intensos que a TPM) e Tensão Pré-Menstrual (TPM), com irritabilidade e disforia (mudança que acontece de repente no humor, que passa de bom ou regular para um estado repentino de tristeza, desânimo e melancolia).
Fluoxetina Emagrece? Em Quanto Tempo?
Apesar de ser um antidepressivo, a Fluoxetina é muito utilizada para emagrecer e realmente faz o/a paciente perder peso em curto prazo, apesar de não ser indicada para uso apenas com essa finalidade.
Ela age no cérebro diminuindo os níveis de ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar, regulando o sono e inibindo o apetite, o que leva o paciente a perder peso, já que passa a comer menos.
Como Tomar Fluoxetina
As doses de Cloridrato de Fluoxetina variam de acordo com a doença a ser tratada. As doses geralmente recomendadas para adultos são:
Depressão e TDPM – Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
- Dose inicial de 20 mg por dia.
No caso do TDPM, a dose deve ser tomada todos os dias durante todo o mês ou durante os 14 dias anteriores ao primeiro dia da menstruação.
Bulimia Nervosa
- 60 mg por dia.
TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo
- 20 a 60 mg por dia.
As doses poderão ser aumentadas ou diminuídas de acordo com a avaliação médica da evolução do paciente. A dose máxima é de 80 mg por dia.
O Cloridrato de Fluoxetina pode ser ingerido com ou sem alimentos.
Contraindicações
Cloridrato de Fluoxetina não pode ser ingerido na presença das seguintes condições:
- Alergia aos componentes da fórmula do medicamento;
- Durante o tratamento com medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) e após 14 dias do fim do tratamento.
Efeitos Colaterais de Fluoxetina
O paciente em tratamento com Cloridrato de Fluoxetina poderá causar:
- Boca seca, suor em excesso, dilatação dos vasos sanguíneos e calafrios;
- Reações alérgicas como coceira e placas avermelhadas na pele;
- Síndrome da serotonina (quando utilizado juntamente com IMAOs. A síndrome provoca sintomas como febre, pressão arterial instável, alterações da consciência e dificuldade de respirar);
- Diarreia, enjoos e vômito, dificuldade para engolir, indigestão e alterações no paladar;
- Tremores, movimentos anormais, tontura, sonolência e fraqueza geral;
- Perda de apetite, perda de peso e ansiedade;
- Dificuldade em se concentrar ou para raciocinar;
- Insônia e sonhos anormais;
- Problemas na visão;
- Alterações na produção de urina e disfunção sexual.
Fluoxetina dá sono?
A Fluoxetina pode causar tanto sonolência, principalmente no início do tratamento, quanto insônia e outros distúrbios do sono, como sonhos anormais, mas costuma ser bem tolerada pelo organismo.
Gravidez e Lactação
O uso de Cloridrato de Fluoxetina não é indicado durante a gestação e amamentação.
Composição
Cada cápsula de Cloridrato de Fluoxetina contém:
- 22,36 mg de cloridrato de fluoxetina (equivalente a 20 mg de fluoxetina – substância ativa) e excipientes – amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina e talco.
Precisa de receita para comprar Fluoxetina?
Sim, o paciente precisa de receita médica para comprar Fluoxetina.
Sertralina ou Fluoxetina?
Sertralina e Fluoxetina são antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina que agem de maneira semelhante no organismo, diferindo apenas na meia vida (tempo que leva para que a concentração do remédio se reduza à metade no organismo) e efeitos colaterais.
- Fluoxetina: meia vida: 4 a 6 dias. Tempo que leva para fazer efeito: 4 a 5 semanas;
- Sertralina: meia vida: 22 a 36 horas. Tempo que leva para fazer efeito: 2 a 4 semanas. Alguns efeitos colaterais que não estão presentes na bula de Fluoxetina são: prisão de ventre, vômitos, gases ou inchaço, cansaço em excesso, dor de cabeça, sensações anormais nas mãos e pés, nervosismo, agitação incontrolável de uma parte do corpo e inflamação na garganta.
Fluoxetina e Álcool
Tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com qualquer antidepressivo pode ser perigoso, inclusive com a Fluoxetina.
Misturar Fluoxetina e álcool pode diminuir o metabolismo e o efeito do remédio no organismo e pode ainda aumentar a gravidade dos efeitos colaterais, como a taquicardia (batimentos cardíacos acelerados).
Doses altas de álcool e Fluoxetina podem ser fatais.