Para que Serve o Koide D?

Kóide D® é um xarope antialérgico e corticoide que serve pra tratar algumas doenças alérgicas e inflamatórias e os seus sintomas. O preço dele fica entre R$ 30,00 e R$ 40,00 e nesse post eu vou te falar quais são as suas indicações, se ele serve pra tratar tosse e sinusite, a gente vai falar, também, sobre a posologia, os efeitos colaterais, quem não pode tomar e outras informações importantes, tudo simplificado do jeito que tem que ser!

Para que serve?

Mas então, para que serve o Koide D? A gente já sabe que ele é antialérgico e corticoide, e sim, ele pode ser prescrito pra tratar a tosse e a sinusite alérgicas, entre outras doenças alérgicas do aparelho respiratório, como asma brônquica grave e rinite alérgica.

Mas ele também trata doenças alérgicas de pele, como a dermatite de contato, e as doenças alérgicas e inflamatórias que afetam os olhos, como a conjuntivite e a ceratite, onde ele vai agir inibindo a fase aguda da inflamação, diminuindo a produção de secreções.

Como ele age?

E não basta saber para que serve, a gente tem que saber como ele age no organismo também. As substância ativas do Koide D são o maleato de dexclorfeniramina, com propriedade anti-histamínica, e a betametasona, que é um corticoide, uma substância hormonal que tem efeitos anti-inflamatório e antialérgico também.

O Koide D bloqueia a histamina, que é uma substância responsável por provocar sintomas alérgicos, e diminuindo os sinais da inflamação, como as secreções, de forma rápida.

Posologia

E chegamos à posologia, à descrição do tratamento, lembrando que você deve sempre seguir a prescrição médica, já que as doses prescritas podem ser diferentes das doses recomendadas pela bula, ok?

Para adultos e crianças maiores de 12 anos de idade, a bula orienta uma dose inicial de 5 a 10 mL, 3 a 4 vezes ao dia, não ultrapassando 40mL de xarope diariamente.
Para as crianças de 6 a 12 anos de idade, a dose baixa para 2,5mL, 3 vezes ao dia, com um máximo de 20 mL de xarope diariamente, que podem ser divididos em quatro tomadas.
E para as crianças de 2 a 6 anos de idade, a dose inicial recomendada é de 1,25 a 2,5mL, 3 vezes ao dia, não ultrapassando o máximo de 10 mL de xarope por dia diariamente também.

Se você esquecer de tomar uma dose na hora certa, pode tomá-la assim que lembrar e reajustar os horários das próximas doses de acordo com o horário que tomou essa última.

Qual é a diferença entre o Kóide e o Kóide D?

E eu não sei se vocês sabem, mas existe o Kóide e existe o Kóide D. A diferença entre eles está na formulação, mas antes de eu falar qual é essa diferença, eu peço pra você, que chegou até aqui, deixar o seu comentário aqui embaixo com sua sugestão, o que você gostaria de ver aqui no canal. Aproveita e curte o vídeo se você ainda não curtiu!

Voltando, enquanto o Kóide possui apenas a betametasona como princípio ativo, que é corticoide, o Kóide D tem, além da betametasona, o maleato de dexclorfeniramina, que é anti-histamínico.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais comuns durante o uso do Kóide D incluem sonolência, que pode ser leve ou moderada, manchas vermelhas na pele, choque anafilático, sensibilidade à luz aumentada, suar excessivamente, ter calafrios, ficar com a boca, nariz e garganta secos.

Lembrando que esses efeitos, entre outros, podem ser mais fortes nos pacientes acima de 60 anos de idade, então o uso deve ser feito com bastante cautela nesse caso.

Contraindicações

E quem é que não vai poder utilizá-lo? O Kóide D não é indicado para as crianças menores de 2 anos e para as pessoas alérgicas a qualquer substância de sua fórmula.

Bebês prematuros ou recém-nascidos, pacientes com infecção sistêmica por fungos ou que estejam em tratamento com os medicamentos da classe dos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) também não podem usar o Kóide D.

Durante a gravidez e a amamentação ele também não deve ser utilizado, a não ser que o médico oriente.

De qualquer forma, nunca utilize esse remédio sem a prescrição médica, porque ele possui algumas restrições de uso, então o ideal é passar por uma consulta pra que o médico possa diagnosticar o seu problema e prescrever o tratamento mais adequado!

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Antialérgicos, Corticosteroides/Corticoides