Metronidazol+Nistatina – Candidíase e Tricomoníase

O creme vaginal Metronidazol + Nistatina trata a candidíase, tricomoníase e corrimentos vaginais. O preço de Metronidazol + Nistatina varia de R$ 12 a R$ 16. Por ser um medicamento com atividades antifúngica, antiprotozoária e antibiótica, o creme vaginal controla e cura as infecções isoladas ou em conjunto.

O medicamento é comercializado em embalagens contendo uma bisnaga com 50 g do creme e 10 aplicadores vaginais descartáveis para uso adulto.

Indicações – Para que Serve Metronidazol + Nistatina?

O uso do Creme Vaginal Metronidazol + Nistatina é indicado para o tratamento das seguintes infecções e inflamações na vagina:

  • Tricomoníase (DST causada pelo parasita Trichomonas vaginalis que causa um corrimento amarelo esverdeado com mau cheiro);
  • Candidíase (infecção causada pela multiplicação do fungo Candida albicans na vagina que causa coceira e um corrimento brando e pastoso, semelhante a leite coalhado).

Como Usar/Dosagem

A dose usual de Metronidazol + Nistatina Creme Vaginal é de uma aplicação de 5 g (com o aplicador cheio) à noite, no interior da vagina, antes de dormir, por 10 dias seguidos.

Como fazer a aplicação:

O mais indicado é que a paciente faça a aplicação do creme antes de dormir, deitada de costas.

Não é recomendado levantar logo após fazer a aplicação para que o creme não escorra em grande quantidade.

  1. Encaixe o aplicador no creme já aberto e pressione o creme para encher completamente o aplicador;
  2. Introduza o aplicador o mais profundo que conseguir na vagina e empurre o êmbolo até esvaziar completamente o aplicador;
  3. Descarte o aplicador depois de usar e feche bem o creme.

Contraindicações

O uso de Metronidazol + Nistatina é contraindicado para pacientes que possuem alergia aos componentes da fórmula e para pacientes pediátricos.

Não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas durante e até 1 semana depois do fim do tratamento com o medicamento, pois efeitos indesejáveis podem surgir, como batimentos cardíacos acelerados, vômitos e vermelhidão na face.

Efeitos Colaterais/Reações Adversas Mais Comuns

O uso do Creme Vaginal Metronidazol + Nistatina pode causar:

  • Irritação e dor na vagina após o uso do creme;
  • Dor de estômago, enjoos, vômito e diarreia;
  • Mucosite oral (inflamação dos tecidos moles da boca);
  • Gosto metálico na boca e outras alterações no paladar;
  • Redução e perda do apetite;
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas);
  • Alterações na língua, como descoloração e aspereza;
  • Inchaços na pele e reações alérgicas graves (choque anafilático);
  • Dores de cabeça, tontura e confusão;
  • Humor deprimido;
  • Alguns distúrbios visuais, como vista dupla e miopia;
  • Febre.

Gravidez e Lactação

O uso de Metronidazol + Nistatina durante a gravidez só deve ser feito sob prescrição e acompanhamento médico, visto que o metronidazol atravessa a placenta e pode afetar o bebê.

Metronidazol também passa para o leite materno, portanto não é recomendado utilizar o medicamento durante a amamentação.

Composição

Cada g do creme vaginal Metronidazol + Nistatina contém:

  • 100 mg de metronidazol, 20.000 UI de nistatina (substâncias ativas) e veículo – cetomacrogol 1.000, álcool cetoestearílico, álcool cetílico, petrolato líquido, propilenoglicol, butil-hidroxitolueno,metilparabeno, propilparabeno, água purificada.

Metronidazol + Nistatina serve para tratar corrimento?

Sim. Metronidazol + Nistatina pode ser usado para tratar o corrimento causado pela tricomoníase (amarelo esverdeado com mau cheiro) e o corrimento causo pela candidíase (branco, pastoso e em grande quantidade, semelhante a leite coalhado).

Metronidazol + Nistatina é antibiótico?

Sim, Metronidazol + Nistatina é antibiótico (metronidazol) e antifúngico (nistatina).

É necessário ter receita para comprar Metronidazol + Nistatina?

Metronidazol + Nistatina só pode ser comprado com receita médica por se tratar de um medicamento que também é antibiótico.