Home » Relaxantes Musculares » Nevralgex Bula – Para que Serve? Dá Sono?

Nevralgex Bula – Para que Serve? Dá Sono?

Nevralgex serve para aliviar dor muscular e dor de cabeça tensional. Seu preço varia de R$ 4 a R$ 30. Nevralgex é analgésico e relaxante muscular, composto por Citrato de Orfenadrina, Dipirona e Cafeína. Sua ação inicia-se rapidamente: 30 minutos após a ingestão.

Nevralgex é apresentado em forma de comprimidos para uso adulto por via oral.

Nevralgex é anti-inflamatório?

Nevralgex não é anti-inflamatório, e sim analgésico e relaxante muscular, por conter dipirona e citrato de orfenadrina. A cafeína é uma substância estimulante que potencializa o efeito do remédio e reduz a sonolência.

Nevralgex serve para dor de cabeça?

Sim, mas apenas para a dor de cabeça tensional. Nevralgex age no alívio da tensão muscular que causa esse tipo de dor que surge devido ao estresse, má postura ou noites mal dormidas, por exemplo.

Nevralgex serve para tratar cólicas?

Não, cólicas menstruais ou estomacais não estão incluídas nas indicações da bula de Nevralgex.

Como Tomar Nevralgex

Os comprimidos de Nevralgex devem ser tomados com 1 copo ou meio de líquido: água, preferencialmente.

Posologia para adultos:

  • 1 a 2 comprimidos, a cada 6 ou 8 horas (3 a 4 vezes ao dia).

Se você se esquecer de tomar uma dose de Nevralgex espere o horário da próxima dose e não a duplique.

Contraindicações

O uso de Nevralgex é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pacientes alérgicos aos componentes de sua fórmula, aos derivados de pirazolonas ou de pirazolidinas e que já tiveram agranulocitose (redução dos glóbulos brancos do sangue, responsáveis pela defesa do organismo) causada por alguns desses medicamentos;
  • Pacientes que já tiveram broncoespasmo (contração dos brônquios que causa chiado no peito e dificuldade de respirar) ou outras reações alérgicas causadas por remédios compostos à base de ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e indometacina;
  • Pacientes com glaucoma, obstrução no estômago e intestino, problemas no funcionamento do esôfago, úlcera no estômago estenosante (com estreitamento anormal), hiperplasia (aumento) da próstata, obstrução do colo da bexiga e miastenia grave (doença que causa fraqueza muscular);
  • Pacientes com porfiria hepática aguda intermitente e função da medula óssea insuficiente ou doenças do sistema hematopoiético (que fabrica as células do sangue);
  • Gestação e período de amamentação;.

Não utilize Nevralgex juntamente com bebidas alcoólicas, propoxifeno, fenotiazínicos ou para tratar a rigidez muscular causada pelo uso de medicamentos antipsicóticos.

Efeitos Colaterais

O uso de Nevralgex em doses mais altas ou acima das recomendadas pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Boca seca, sede, suor diminuído;
  • Aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos e palpitações;
  • Dificuldade de urinar;
  • Visão borrada, dilatação da pupila e aumento da pressão dentro do olho;
  • Fraqueza e tonturas, sonolência, enjoos, vômitos, prisão de ventre e dor de cabeça;
  • Reações alérgicas (incluindo infarto e angina alérgicos) que podem ser fatais, coceira na pele, alucinações, agitação, irritação e tremores;
  • Agranulocitose: redução na contagem dos glóbulos brancos do sangue que causa, tipicamente, lesões nas mucosas, garganta inflamada e febre;
  • Sangramentos, manchas vermelhas ou roxas na pele e mucosas devido à redução do número de plaquetas;
  • Queda da pressão (raramente);
  • Piora da função e inflamação dos rins em pacientes que já possuem alguma doença ou histórico de doenças renais, com alteração na produção, composição e coloração da urina (raramente).

Tomar Nevralgex dá sono?

Nevralgex pode dar sono. A sonolência é um efeito colateral presente em sua bula.

Gravidez e Lactação

O uso de Nevralgex não é recomendado durante os 3 primeiros e 3 últimos meses de gestação. Mesmo assim, Nevralgex só deve ser utilizado no segundo trimestre da gravidez sob prescrição médica depois de minuciosa avaliação dos benefícios do medicamento sobre seus riscos potenciais.

Nevralgex pode ser utilizado no período de amamentação, no entanto, a segurança do uso do medicamento não está estabelecida. Ao tomar Nevralgex, deve-se esperar 48 horas após o seu uso para amamentar.

Composição

  • Cada comprimido de Nevralgex contém: 50 mg de cafeína, 35 mg de citrato de orfenadrina (equivalente a 20,4 mg de orfenadrina), 300 mg de dipirona mono-hidratada e excipientes – amido, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio e talco.

Laboratório: CIMED.

Nevralgex e Dorflex – São a mesma coisa?

Nevralgex e Dorflex possuem as mesmas substâncias ativas nas mesmas proporções: cafeína, dipirona e citrato de orfenadrina, portanto, possuem as mesmas indicações: alívio da dor muscular e de dores de cabeça tensionais (de origem muscular).

Atualizado em: 27/02/2018 na categoria: Relaxantes Musculares