Pamelor – Depressão e Enxaqueca

Pamelor (cloridrato de nortriptilina) é um antidepressivo muito utilizado para tratar a enxaqueca. Seu preço varia de R$ 21 a R$ 74.

Pamelor começa a fazer efeito em torno de 2 semanas. Uma melhora inicial da depressão pode acontecer entre o segundo e sétimo dia do tratamento, mas em idosos esse tempo pode variar em até 6 meses.

Indicações

Pamelor é indicado para tratar a depressão monopolar, que só tem fases depressivas, diferente da depressão bipolar, onde há alterações de fases entre alegria/euforia e depressão.

Pamelor também é indicado para combater a enxaqueca, insônia e dores nos ossos.

Como Tomar/Dosagem

O tratamento com Pamelor deve iniciar sempre com as menores doses possíveis para evitar a superdosagem.

Depressão: dose geral em adultos

  • 25 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. As doses podem ser aumentadas de acordo com o acompanhamento e prescrição médica. A dose total diária também pode ser tomada de uma só vez.

Depressão: dose geral para idosos e adolescentes

  • 30 a 50 mg por dia, divididos em 2 ou 3 tomadas. A dose total diária pode ser tomada de uma só vez.

Em caso de esquecimento da dose, você pode tomá-la assim que se lembrar, a menos que já esteja próximo ao horário da outra dose, que não deve ser duplicada.

Se você toma somente uma dose ao se deitar e esqueceu de tomá-la, não deve tomar uma dose pela manhã para compensar a dose perdida.

Como Tomar Pamelor para Prevenir a Enxaqueca

Nesse caso, as doses também devem ser definidas pelo médico neurologista ou clínico geral. O tratamento começa, geralmente, com uma dose baixa: apenas 1 comprimido alguns minutos antes de dormir.

O médico definirá a duração do tratamento e poderá aumentar a dose de acordo com a necessidade do paciente ao longo do tempo. Não pare de tomar o medicamento, aumente ou diminua as doses sem orientação médica.

No início do tratamento a enxaqueca pode piorar, o que é normal. À medida que o organismo vai se adaptando ao medicamento, as dores de cabeça começam a diminuir.

Contraindicações

O uso de Pamelor é contraindicado nas seguintes situações:

  • Pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAO);
  • Pacientes pediátricos.

Não é recomendado dirigir ou operar máquinas durante o uso de Pamelor, pois sua atenção e habilidade podem estar prejudicadas.

Você não deve consumir álcool em excesso durante o tratamento com Pamelor, especialmente da depressão, pois os efeitos colaterais podem aumentar, inclusive o risco de cometer suicídio (em pacientes com histórico de comportamento suicida) e de superdosagem, que pode levar à morte.

Efeitos Colaterais/Reações Adversas Mais Comuns

O tratamento com Pamelor poderá causar:

  • Boca seca, prisão de ventre e sonolência excessiva;
  • Vista embaçada;
  • Ganho de peso;
  • Diminuição do desejo sexual e impotência;
  • Dor de cabeça – especialmente no início do tratamento;
  • Piora da depressão e aumento do risco de suicídio, principalmente no início do tratamento. Em casos de piora persistente, o paciente deve parar de tomar o medicamento;
  • Piora dos sintomas de ansiedade, como agitação e agressividade, ataques de pânico, insônia e inquietação e piora do transtorno bipolar;
  • Confusão mental, principalmente em idosos;
  • Enjoos e vômito, anorexia, dores e cólicas no estômago;
  • Aumentos das mamas em homens e mulheres e aumento da produção de leite nas mulheres;
  • Aumento dos riscos de fratura óssea em idosos.

Atenção: a superdosagem de Pamelor pode levar à morte. Em caso de superdosagem, procure rapidamente socorro médico com a bula do medicamento em mãos, se possível. Você também pode ligar para 0800 722 6001 para receber orientações.

Os sinais de superdose incluem rigidez muscular, alucinações, sonolência excessiva, confusão mental e inquietação, vômito e diminuição ou aumento da temperatura corporal.

Podem surgir sintomas de abstinência no final do tratamento com Pamelor, mas isso não significa que o organismo está dependente do remédio.

É recomendado parar de tomar os comprimidos pouco a pouco no final do tratamento, caso contrário, podem surgir sintomas como enjoos, dor de cabeça e indisposição.

Gravidez e Lactação

Pamelor só deve ser usado durante a gravidez e amamentação segundo orientação do médico, que irá avaliar se os benefícios superam os potenciais riscos para o bebê.

Composição

Cada cápsula de Pamelor contém:

  • 10, 25, 50 ou 75 mg de nortriptilina base (em valores equivalentes a números aproximados de cloridrato de nortriptilina – substância ativa) e excipientes – amido e dimeticona.

Pamelor serve para Tratar Enxaqueca?

Sim, o cloridrato de nortriptilina (substância ativa de Pamelor) também pode ser indicado para tratar e prevenir a enxaqueca.

O Tratamento com Pamelor Engorda?

Pamelor pode aumentar o apetite e a vontade de comer doces em excesso e, com isso, causar ganho de peso indireto.

Pamelor causa Sonolência?

Sim, o uso de Pamelor (nortriptilina) pode causar sonolência excessiva, principalmente no início do tratamento, mas esse sintoma tende a diminuir com o tempo.

Nortriptilina (Pamelor) e Amitriptilina são a Mesma Coisa?

Não são medicamentos iguais, mas são “parentes próximos”. A nortriptilina está presente na amitriptilina, ou seja, quando um paciente toma amitriptilina também está tomando nortriptilina, mas o contrário não acontece.

Pamelor (nortriptilina) é Tarja Preta?

Não. Pamelor é um medicamento tarja vermelha e só pode ser comprado com retenção da receita médica.

Pamelor é um Medicamento Calmante?

Não, Pamelor é um antidepressivo.