Home » Hormonais » Primosiston Bula – Como Tomar? Corta a Menstruação?

Primosiston Bula – Como Tomar? Corta a Menstruação?

Primosiston serve para tratar e prevenir o sangramento do útero sem causa específica, adiantar e atrasar a menstruação. O preço de Primosiston gira em torno de R$ 8. Ele também é utilizado por algumas mulheres para cortar a menstruação, embora essa indicação não esteja presente em sua bula.

O remédio Primosiston é composto por dois hormônios femininos sintéticos: o acetato de noretisterona e o etinilestradiol, mas não é anticoncepcional. Ele pode ser comprado sem receita médica.

Leia também: 

Como tomar Primosiston

Para cortar a menstruação

Primosiston não é indicado para cortar a menstruação já iniciada, mas para atrasá-la ou adiantá-la e também não corta a menstruação imediatamente.

Sangramento do útero sem causa específica

Para tratar o sangramento do útero sem causa específica, ou seja, a hemorragia uterina disfuncional, a dose indicada é de 1 comprimido de Primosiston, 3 vezes ao dia (de 8 em 8 horas), durante 10 dias.

Quando não está sendo causado por nenhuma lesão no órgão, o sangramento é interrompido entre o primeiro e o quarto dia de tratamento, mas também pode ir diminuindo aos poucos, permanecendo por 5 a 7 dias até parar totalmente.

O tratamento deve ser mantido por 10 dias mesmo que o sangramento já tenha cessado. Depois de 1 a 4 dias de seu término, ocorrerá o sangramento por privação hormonal semelhante à menstruação.

Se o sangramento não for interrompido com o uso de Primosiston o médico deverá ser consultado para investigar uma possível causa orgânica.

Prevenção do sangramento uterino

Para evitar novos sangramentos do útero a mulher deverá continuar tomando 1 comprimido de Primosiston 2 vezes ao dia, do 19º ao 26º dia do ciclo mensal, nos próximos três meses. Considera-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação.

Nesse caso o médico recomendará o tratamento preventivo baseado na temperatura corporal basal (medida logo ao acordar).

Para antecipar a menstruação

  • 1 comprimido 3 vezes ao dia (a cada 8 horas) por, ao menos, 8 dias a partir do 5º dia do ciclo (considerando o primeiro dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo).

A menstruação é antecipada em 2 a 3 dias após a interrupção da ingestão do remédio.

Para atrasar a menstruação

  • 1 comprimido de Primosiston, 3 vezes ao dia (de 8 em 8 horas) por, no máximo, 10 a 14 dias, começando 3 dias antes da data da menstruação esperada.

A menstruação será atrasada por 2 a 3 dias depois da interrupção da ingestão do remédio.

Primosiston engorda? Efeitos colaterais

De acordo com a bula, Primosiston não engorda. Seus efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça, desconforto gástrico, enjoo e sensação de tensão nos seios.

O uso do remédio também pode fazer surgir ou agravar os sintomas do angioedema hereditário, caso a mulher já o possua.

Primosiston corta o efeito do anticoncepcional?

Não, Primosiston não corta o efeito do anticoncepcional.

Primosiston aborta?

Não, Primosiston não causa aborto.

Contraindicações

O uso de Primosiston é contraindicado para:

  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres que tiveram herpes em gravidez anterior;
  • Mulheres com alergia aos componentes da fórmula do remédio.

Composição

Cada comprimido de Primosiston contém: 2 mg de acetato de noretisterona, 0,01 mg de etinilestradiol e excipientes – lactose, amido, povidona, talco e estearato de magnésio.


Confira também:

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Hormonais