Para que Serve o Primosiston?

Olá, gente, tudo bem? Hoje eu trago para vocês tudo sobre o Primosiston, o famoso remédio que corta a menstruação. Mas será que corta mesmo? Eu vou te contar para que ele serve, como tomar, se faz efeito no mesmo dia, se é um anticoncepcional e muito mais!

Então, para que serve Primosiston®? Esse medicamento hormonal serve para antecipar ou atrasar a menstruação, e também para tratar o sangramento uterino disfuncional.

Ele interrompe os sangramentos disfuncionais causados por desequilíbrios hormonais, que podem, inclusive, provocar anemia por deficiência de ferro, a anemia ferropriva.

Ele é composto por dois hormônios sintéticos: o acetato de noretisterona e o etinilestradiol, assim como muitos anticoncepcionais, e age inibindo a produção dos hormônios femininos e a ovulação para interromper a descamação irregular do endométrio, que é a camada que descama, formando a menstruação.

Primosiston é anticoncepcional?

Uma dúvida frequente sobre o Primosiston é se ele é um anticoncepcional, e não, apesar de conter os mesmos hormônios sintéticos que muitos deles, a concentração desses hormônios é bem diferente no Primosiston, por isso ele não deve ser utilizado para prevenir a gravidez.

Como tomar

– Para atrasar a menstruação

Vamos à posologia. Para atrasar a menstruação, é preciso começar a tomar Primosiston 3 dias antes da data prevista para o ciclo começar. A bula recomenda tomar 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 10 a 14 dias. Depois de interromper o uso do medicamento, a menstruação deve chegar em 2 a 3 dias.

Lembrando que, antes de fazer isso, é preciso excluir a possibilidade de estar grávida.

– Para antecipar a menstruação

Para antecipar a menstruação, o tratamento deve começar a partir do 5º dia da menstruação, com 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 8 dias, no mínimo. Depois de interromper o uso de Primosiston, a menstruação deve chegar em 2 a 3 dias.

– Para tratar hemorragia disfuncional

E para tratar a hemorragia disfuncional, a dose indicada é de 1 comprimido de Primosiston®, 3 vezes ao dia, durante 10 dias. O sangramento deve cessar em 1 a 4 dias do uso do remédio, mas pode demorar até 7 dias para ser interrompido completamente.

Mesmo que, depois da interrupção do sangramento, ocorra um sangramento de escape leve, isso é normal e a ingestão do Primosiston® não deve ser interrompida.

Mas se o sangramento persistir e for intenso, o médico deve ser consultado para investigar as causas.

Primosiston corta a menstruação?

O Primosiston não tem indicação de uso para cortar a menstruação depois que o ciclo já começou. Ele até pode reduzir a duração e quantidade do ciclo em pouco tempo, mas não vai cortar a menstruação imediatamente. Por isso pode não ser eficaz como uma medida de emergência.

Faz efeito no mesmo dia?

E como eu acabei de falar, o Primosiston geralmente não faz efeito no mesmo dia, não corta o sangramento imediatamente. No tratamento da hemorragia uterina disfuncional, ele pode fazer efeito em 24 a 72 horas após a sua ingestão. Como ele tem uma atividade hormonal intensa, em poucos dias ele consegue aliviar os distúrbios e irregularidades da função ovariana e do ciclo menstrual.

Precisa de receita?

Para comprar o Primosiston não é necessária receita, mas o indicado é que ele só seja utilizado com a indicação médica, pois não deixa de ser um tratamento hormonal que pode trazer prejuízos caso seja utilizado da maneira incorreta.

Primosiston engorda?

E será que ele engorda? Na verdade, a bula do Primosiston não indica nenhuma relação do uso do remédio com o ganho de peso. Por ser utilizado por poucos dias, é improvável que isso aconteça.

Primosiston aborta?

Outra dúvida que intriga as mulheres é se o Primosiston pode abortar. A bula não traz nenhuma informação sobre o risco de aborto e malformação fetal no caso do uso do Primosiston durante a gravidez, mas ele é totalmente contraindicado durante a gestação.

Efeitos colaterais

Quanto aos efeitos colaterais, é raro que o Primosiston cause algum. Se surgirem, podem incluir dor de cabeça, desconforto estomacal, enjoos e sensibilidade nas mamas.

Contraindicações

As contraindicações do Primosiston também merecem atenção. O uso não é permitido às mulheres com histórico de ataque cardíaco ou derrame cerebral, nem às mulheres com predisposição e fatores de risco para o ataque cardíaco e a formação de coágulos arteriais ou venosos.

Mulheres com histórico de enxaqueca com aura, câncer estimulado por hormônios sexuais, diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, doença, tumor ou mau funcionamento do fígado, ou que usam algum medicamento antiviral contendo ombitasvir, paritaprevir ou dasabuvir também entram nas contraindicações, assim como mulheres com sangramento vaginal inexplicável, que estejam grávidas ou que tiveram herpes durante uma gravidez anterior, assim como todas as mulheres alérgicas a qualquer componente da fórmula do medicamento.

E como os seus ativos podem passar para o leite materno, ele não é indicado para uso durante a amamentação.

Preço

A caixa de Primosiston com 30 comprimidos custa cerca de R$10,00.

Atualizado em: 09/11/2022 na categoria: Hormonais