Qual o Melhor Anticoncepcional?

O melhor anticoncepcional, sendo ele oral, como Selene, Yasmin e Iumi, injetável ou em adesivo, deve ser definido com base nos benefícios de cada um ao organismo, já que muitas mulheres o utilizam não só para prevenir a gravidez, mas também para tratar problemas hormonais, como cisto no ovário, para diminuir as espinhas, o inchaço, os pelos, o fluxo menstrual e as cólicas.

É preciso definir com o ginecologista e através da experiência de uso quais são os tipos de hormônios que mais se adequam ao organismo e qual é o que vai promover os benefícios adicionais desejados.

Os anticoncepcionais de baixa dosagem, como Iumi, Adoless, Femina, Tantin, Diminut e Mercilonsão os que menos provocam efeitos colaterais, como enxaqueca, inchaço e enjoos. No entanto, podem provocar mais sangramentos de escape, sendo necessária a troca do anticoncepcional por um de dosagem maior, de acordo com a orientação do ginecologista.

Qual é o melhor anticoncepcional para acne e para pele?

O melhor anticoncepcional para acne e para pele é aquele que diminui a oleosidade, o que possui em sua fórmula entre 20 a 35 mcg de etinilestradiol (hormônio sintético semelhante ao estrogênio) em conjunto com drospirenona, ciproterona ou gestodeno (hormônios sintéticos semelhantes à progesterona).

Dessa forma, dentre os melhores anticoncepcionais para acne, estão:

  • Tâmisa 20 e Femiane (20 mcg de etinilestradiol + 75 mcg de gestodeno);
  • Iumi (3 mg de drospirenona e 20 mcg de etinilestradiol);
  • Gynera (75 mcg mg de gestodeno e 30 mcg de etinilestradiol);
  • Elani 28 (3 mg de drospirenona e 30 mcg de etinilestradiol);
  • Selene, Lydian, Diane 35 e Diclin (2 mg de acetato de ciproterona e 35 mcg de etinilestradiol).

Os anticoncepcionais que possuem maiores de 30 mcg de etinilestradiol, como Selene, são os que possuem mais chances de causar efeitos colaterais mais intensos, como enxaqueca e enjoos, e até mais graves, como trombose, e por isso não são recomendados.

O efeito do anticoncepcional na pele para tratar as espinhas pode ser notado entre o terceiro e o sexto mês de uso contínuo.

Qual o melhor anticoncepcional para não engordar?

Para não engordar é preciso escolher um anticoncepcional de baixa dosagem, pois o seu uso provoca menos efeitos colaterais, incluindo a retenção de líquido e o inchaço, como:

  • Allestra 20;
  • Diminut;
  • Adoless;
  • Iumi; 
  • Femina;
  • Tantin;
  • Siblima;
  • Tâmisa 20;
  • Mercilon.

Qual o melhor anticoncepcional injetável?

Entre os melhores anticoncepcionais injetáveis do mercado e os mais utilizados estão:

  • Cyclofemina (25 mg acetato de medroxiprogesterona com 5 mg de cipionato de estradiol);
  • Mesigyna e Noregyna (injeções mensais com 50 mg de enantato de noretisterona e 5 mg de valerato de estradiol);
  • Depo-provera (injeção trimestral com 150 mg de acetato de medroxiprogesterona).

Cyclofemina é a que possui a menor dosagem hormonal. Assim como Mesigyna e Noregyna, ela deve ser aplicada a cada 30 dias. Depo-provera é aplicada a cada 90 dias, composta apenas por um tipo de hormônio sintético semelhante à progesterona.

Qual o melhor anticoncepcional para emagrecer?

Nenhum anticoncepcional promove a perda de gordura e o emagrecimento de forma direta. O que acontece é que alguns evitam a retenção de líquido e, consequentemente, combatem o inchaço. Nesse caso, são os anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal, como Allestra 20, Diminut, Iumi, Siblima, Tâmisa 20 e Mercilon.

Qual o melhor anticoncepcional para ganhar corpo e engordar?

Muitas mulheres afirmam que ganharam corpo depois de terem começado a tomar algum anticoncepcional hormonal. O que acontece, na verdade, é que alguns desses anticoncepcionais provocam retenção de líquido e inchaço, o que dá a impressão de estar com “mais corpo”.

Os anticoncepcionais orais com mais chances de causar essa retenção de líquido são os que possuem uma alta dosagem de etinilestradiol (+ 30 mcg), como Selene e Diane 35, que são justamente os menos recomendados, pois o risco de causarem efeitos colaterais mais graves, como a trombose, também é maior.

Quanto ao ganho de massa magra, os anticoncepcionais que possuem hormônios sintéticos semelhantes ao estrogênio, como etinilestradiol e valerato de estradiol, também são prejudiciais, pois diminuem a quantidade de testosterona no organismo, hormônio predominantemente masculino envolvido diretamente no ganho de músculos.

Sendo assim, os melhores métodos anticoncepcionais que não irão prejudicar o ganho de massa muscular são os anticoncepcionais que contém apenas hormônios sintéticos semelhantes à progesterona, como Depo-provera (injeção anticoncepcional trimestral), minipílulas, como Micronor, Norestin e Cerazette, além do MirenaDIU (dispositivo intrauterino) de cobre ou hormonal (mas que não contém estrogênio).

Qual o melhor anticoncepcional para não menstruar?

O melhor anticoncepcional para não menstruar é o formulado apenas com progesterona sintética, como:

  • Micronor, Norestin, Cerazette e Elani 28: anticoncepcionais orais de uso contínuo (sem pausa);
  • Depo-provera e Contracep: injeções anticoncepcionais trimestrais, aplicadas a cada 90 dias;
  • Mirena: um sistema intrauterino de anticoncepcional, semelhante ao DIU.

Qual o melhor anticoncepcional para quem tem mioma?

O Mirena (sistema intrauterino de levonorgestrel) é um ótimo método anticoncepcional para as mulheres que contém mioma, pois ajuda a reduzir o sangramento. A pílula anticoncepcional combinada (com estrogênio e progesterona) também pode ajudar no tratamento do mioma porque ajuda a regular e reduzir a taxa de estrogênio no organismo, aliviando os seus sintomas, como o fluxo menstrual intenso.


Leia também:

Adesivo Anticoncepcional

Efeitos Colaterais de Anticoncepcionais

Bula do Anticoncepcional Qlaira