Remédios para Descer a Menstruação Atrasada

Os remédios para descer a menstruação atrasada, como Utrogestan e Acetoflux, devem ser utilizados com indicação médica. Outros remédios que ajudam a regularizar o ciclo menstrual incluem Duphaston, Provera e Farlutal, todos à base de progesterona.

Como a progesterona age?

A progesterona é um hormônio feminino que participa do ciclo menstrual e é conhecido como o hormônio da gravidez. Quando ocorre a ovulação, mais progesterona é produzida para preparar o útero para uma possível gravidez, ocorrendo o espessamento do endométrio, a camada mais interna do útero, que fica mais cheia de sangue para receber o óvulo fertilizado.

Mas quando isso não acontece, os níveis de progesterona caem drasticamente, então o endométrio descama e é expelido em forma de menstruação.

O uso de remédios à base de progesterona sintética é eficaz para descer a menstruação atrasada porque vai fazer com que o organismo entenda que houve ovulação e então a preparação para uma possível gravidez vai começar.

Sendo assim, quando a progesterona diminuir novamente no corpo depois que a mulher deixar de tomar o medicamento e a gravidez não acontecer, o útero sofrerá a descamação de sua camada interna, causando a menstruação.

Remédios para descer a menstruação

Utrogestan

O Utrogestan é um medicamento à base de progesterona que pode ser utilizado por via oral, na forma de comprimidos, ou ser introduzido no canal vaginal, em forma de óvulo vaginal. Ele costuma ser utilizado durante os primeiros meses de gravidez para prevenir abortos e também em casos de deficiência do hormônio causada por outras condições.

  • Dose inicial recomendada: 200 a 300 mg por dia, no total, que deve ser dividida em duas doses, tomadas a partir do 16º dia do ciclo (o 1º dia do ciclo é o 1º dia da menstruação), durante 10 dias.

Este tratamento pode ser reiniciado até a 12ª semana, caso a menstruação não ocorra e caso a mulher não esteja grávida.

Os medicamentos em forma de óvulos vaginais vão direto ao ponto: são introduzidos no canal vaginal e contêm menor quantidade de hormônio, já que a progesterona não precisará passar por todo o organismo. Você pode introduzir uma cápsula na vagina diariamente, de preferência à noite, quando for dormir.

Acetoflux

Acetoflux é indicado para tratar a ausência de menstruação que já dura mais de três meses. A dose recomendada é de 1 comprimido de 10 mg por dia, durante 5 a 10 dias em cada mês, durante 3 meses.

Os remédios à base de progesterona por via oral são mais fortes, mas provocam efeitos colaterais, como enjoos, tontura e dor de cabeça.

Duphaston

Para tratar a ausência de menstruação é ideal aliar o uso de Duphaston com um medicamento à base de estrogênio. A dose indicada pela bula é de 10 mg, duas vezes ao dia, do 11º ao 25º dia do ciclo menstrual.

Provera e Farlutal

A dose indicada de Provera e Farlutal é de 2,5 a 10 mg (1 comprimido) diariamente, durante 5 a 10 dias, em cada mês.

Outros medicamentos à base de progesterona que podem ser utilizados para descer a menstruação atrasada são o Crinone, Evocanil e RemUltrogestan.

Contraindicações

Os remédios à base de progesterona são contraindicados para pacientes com doenças que afetam os vasos sanguíneos, que contribuem para a formação de coágulos nas veias e artérias, em casos de abortamento incompleto e tumores que podem se desenvolver mais rápido na presença de hormônios femininos, como o câncer de mama ou miomas uterinos.

Efeitos colaterais

Os medicamentos à base de progesterona, especialmente os orais, podem provocar alguns efeitos colaterais, como fadiga, inchaço, dor de cabeça, diminuição ou perda de apetite, alterações no peso, sangramento vaginal intenso e irregularidades no período menstrual.

Também pode ocorrer sonolência nas primeiras horas após a ingestão do hormônio sintético.

Atualizado em: 23/05/2022 na categoria: Hormonais