Remédios para Gripe Infantil: Como Agem?

Oi, meus amores, tudo bem com vocês? hoje eu vou falar sobre os remédios para gripe infantil: como eles agem, quais são os mais utilizados e as doses indicadas.

Remédios para gripe infantil: Como agem?

Bom, os remédios para gripe infantil agem aliviando os sintomas da gripe, como a febre e os calafrios, a tosse, a inflamação e a dor de garganta, a coriza e as dores no corpo.

Os remédios utilizados para tratar a gripe infantil são os analgésicos e antitérmicos, os anti-inflamatórios e os antialérgicos. Eles não tratam a causa da infecção, não eliminam o vírus da gripe, isso é tarefa do sistema imunológico.

Por isso, durante gripes e resfriados o indicado é repousar, beber bastante líquidos, usar os medicamentos que aliviam os sintomas da infecção, caso seja necessário, e esperar o corpo fazer o seu trabalho.

Xaropes para gripe infantil

Eu começo pelos xaropes para gripe infantil.

– Cimegripe Bebê e Criança

O Cimegripe Bebê e Criança tem como princípio ativo o paracetamol que age regulando a temperatura corporal e diminuindo a sensibilidade para a dor.

As doses são calculadas de acordo com o peso da criança e, ao total, podem ser administradas até 5 doses diariamente. Para as crianças com 11 a 43 kg, as doses variam de 5 a 15 ml ao dia.

O efeito do Cimegripe Bebê e Criança começa rapidamente, em 15 a 30 minutos após a administração. Para administrar em crianças com menos de 11 kg ou com menos de 2 anos, é necessária a orientação médica.

– Novalgina infantil

A Novalgina Infantil pode ser utilizada na forma de xarope e em gotas em bebês e crianças a partir dos 3 meses de vida. O seu princípio ativo é a dipirona, que também é analgésico e antitérmico, como o paracetamol.

As doses da Novalgina em gotas com 500 mg/ml e xarope com 50 mg/ml devem ser calculadas de acordo com o peso da criança. As doses variam de 2 a 35 gotas e de 1,25 até 17,5 ml do xarope, até 4 vezes ao dia, para crianças a partir dos 3 meses até os 14 anos.

– Alivium infantil

O Alivium infantil é composto por ibuprofeno, um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica que pode ser utilizado em bebês a partir dos 6 meses de idade.

A solução oral em gotas tem 100 mg/ml e a suspensão oral tem 30 mg/ml e sabor de frutas. As doses também devem ser calculadas de acordo com o peso da criança e são indicadas 3 a 4 doses ao dia.

Remédios para gripe e tosse

Para gripe e tosse, podem ser utilizados os xaropes antitussígenos em caso de tosse seca, ou os expectorantes e mucolíticos, em caso de tosse com secreção.

Expectorantes

Os xaropes expectorantes e mucolíticos agem soltando o catarro do peito, tornando a secreção acumulada nos pulmões mais líquida e fluida, o que faz com que ela se desprenda mais facilmente e seja eliminada.

Ambroxol

Os xaropes compostos pelo cloridrato de ambroxol não têm restrição quanto à faixa etária. O xarope de referência é o Mucosolvan pediátrico e um similar bastante conhecido é o Sedavan infantil.

Para crianças abaixo de 2 anos, a dose de ambroxol indicada é de 2,5 ml, 2 vezes ao dia; para crianças de 2 a 5 anos a dose é a mesma, mas administrada 3 vezes ao dia, e para crianças de 6 a 12 anos a dose recomendada é de 5 ml, 3 vezes ao dia.

Outros xaropes expectorantes que podem ser utilizados são o Fluimucil pediátrico, composto por acetilcisteína e o Bisolvon Infantil, composto pela bromexina.

Antitussígenos

E como eu já falei, os antitussígenos só serão indicados nos casos de tosse seca ou alérgica. Eles agem inibindo o centro da tosse, por isso cessam o sintoma independente de sua causa. Nos casos de tosse com secreção eles não podem ser utilizados porque a tosse é necessária para que a secreção seja eliminada.

Os xaropes antitussígenos mais utilizados são o Notuss Pediátrico, composto pela dropropizina; o Antux, composto pela levodropropizina, e o Hytós Plus, que é antitussígeno e antialérgico, composto pelo cloridrato de clobutinol e succinato de doxilamina. Eles são indicados para crianças a partir dos 2 anos de idade.

Para congestão nasal e coriza

Para combater a congestão nasal e coriza, o mais indicado é a lavagem nasal com soro fisiológico e os antialérgicos, que vão agir impedindo a liberação da histamina no organismo, que é a substância responsável por provocar os sintomas de alergia, como coriza, espirros, coceira no céu da boca e tosse.

Os medicamentos mais utilizados nesses casos são o Allegra pediátrico, composto pelo cloridrato de fexofenadina e indicado para crianças a partir dos 6 meses, e o Polaramine, que costuma dar mais sono por ser um antialérgico de primeira geração composto pelo maleato de dexclorfeniramina, indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade.

Outros antialérgicos de segunda geração, como o Allegra, que não costumam causar sedação, são a loratadina e a desloratadina, indicados para crianças a partir dos 2 anos de idade.

Agora você já sabe como os remédios utilizados durante uma gripe ou resfriado ajudam a aliviar os sintomas da infecção!

É importante utilizá-los sempre com orientação médica ou do farmacêutico e conferir outras informações da bula, como as contraindicações e os cuidados ao utilizar.

Atualizado em: 30/09/2022 na categoria: Lista de remédios