Sulfato de Gentamicina – Colírio: Para que Serve?

Sulfato de Gentamicina é um colírio antibiótico que serve para tratar conjuntivite e outras infecções nos olhos. Seu preço fica em torno de R$ 8 a R$ 10. Os nomes comerciais do Sulfato de Gentamicina incluem Geramicina e Gentamicina (referências) e similares, como Gentagran, Gentamicil, Gentamisan e Hytamicina, entre outros.

Sulfato de Gentamicina solução oftálmica é apresentado ao mercado em frasco plástico conta-gotas com 5 ml de solução para uso adulto e pediátrico.

Indicações

O uso do colírio de Sulfato de Gentamicina é indicado para tratar infecções na parte externa dos olhos causadas por micro-organismos sensíveis à sua ação, como:

  • Conjuntivite;
  • Ceratite (inflamação da córnea – camada transparente que cobre o olho);
  • Ceratoconjuntivite (inflamação da córnea e da conjuntiva ao mesmo tempo);
  • Úlcera de córnea (doença grave nos olhos que causa lesão, perda e destruição da córnea);
  • Blefarite (inflamação das pálpebras) e blefaroconjuntivite (inflamação da pálpebra e conjuntiva ao mesmo tempo);
  • Dacriocistite (inflamação do saco lacrimal).

Como usar/Posologia

Sulfato de Gentamicina (colírio) deve ser aplicado apenas nos olhos e não deve ser utilizado se a embalagem estiver danificada.

A dose geralmente prescrita é de 2 gotas aplicadas em um ou nos dois olhos, 3 a 4 vezes ao dia. O volume e o tempo entre as doses poderão ser modificados pelo médico.

Evite a contaminação do colírio: não encoste a ponta do frasco nos olhos, dedos ou qualquer tipo de superfície. Feche bem o frasco depois de utilizá-lo.

O tratamento dura em torno de 7 dias, mas também pode variar segundo critério médico.

Contraindicações

O uso de Sulfato de Gentamicina (colírio) é contraindicado para pacientes alérgicos aos componentes da fórmula do medicamento.

O uso prolongado de antibióticos pode ocasionalmente favorecer a infecção por microrganismos não sensíveis, inclusive fungos. A Gentamicina pode provocar agressão ao epitélio de córneas mais sensíveis.

Efeitos colaterais

O uso de Sulfato de Gentamicina poderá causar:

  • Irritação passageira nos olhos e dor no local;
  • Vermelhidão nos olhos e na conjuntiva (mucosa dos olhos);
  • Infecções secundárias causadas por micro-organismos resistentes à ação do Sulfato de Gentamicina;
  • Reações alérgicas que incluem inchaço nos olhos e nas pálpebras, vermelhidão nas pálpebras e saída de secreção pelos olhos.

Gravidez e lactação

O uso de Sulfato de Gentamicina é contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando. O médico ou cirurgião-dentista deverá ser consultado.

Composição

  • Cada ml do colírio de Sulfato de Gentamicina (28 gotas) contém: 5 mg de sulfato de Gentamicina (equivalente a 3,0 mg de Gentamicina base) e veículo – álcool polivinílico, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, cloreto de sódio, edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, hidróxido de sódio, ácido cloridríco e água purificada.

Laboratório: Allergan.


Gentamicina colírio pode ser utilizado em recém-nascido?

O uso do colírio de Gentamicina não é indicado para uso em bebês recém-nascidos, pois pode causar efeitos colaterais perigosos.

Para que serve colírio Gentamicina e Dexametasona/Betametasona?

O colírio à base de sulfato de gentamicina e dexametasona ou betametasona são muito mais potentes, pois possuem substâncias corticoides (dexametasona ou betametasona) que atuam de forma rápida e eficaz contra a inflamação em conjunto com a gentamicina, que combate a infecção bacteriana presente no olho.