Zaditen Colírio, Xarope e Comprimidos – Para que Serve?

Zaditen é um remédio antialérgico vendido em forma de colírio, comprimidos, xarope e gotas. O colírio Zaditen serve para tratar e prevenir os sintomas da conjuntivite alérgica, como coceira, ardor, secreção e vermelhidão. Os outros formatos podem ser utilizados para:

  • Prevenir e tratar a rinite alérgica e a conjuntivite alérgica;
  • Prevenir a asma brônquica;
  • Prevenir e tratar a urticária crônica;
  • Prevenir e tratar a dermatite atópica.

Os preços de Zaditen variam de R$ 14 a R$ 72.

Como Usar Zaditen – Posologia

Zaditen Colírio (0,25 mg/ml)

(Cada ml corresponde a 39 gotas).

  • Adultos e crianças maiores de 3 anos: aplicar 1 gota de Zaditen Colírio no saco conjuntival, 2 vezes ao dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 1 gota até 4 vezes ao dia.

A aplicação deve ser feita no paciente com a cabeça inclinada para trás. Basta puxar a pálpebra inferior para baixo e aplicar a gota em seu interior sem encostar a ponta do frasco no olho. Depois pressione o canto do olho por 1 a 2 minutos para que o colírio não escape pelo ducto lacrimal e possa agir o máximo de tempo possível dentro do olho.

Pacientes que usam lentes de contato gelatinosas devem retirá-las antes da aplicação do colírio e recolocá-las apenas 15 minutos depois.

Se algum outro remédio estiver sendo utilizado nos olhos, deve-se esperar 5 minutos entre a aplicação de um e outro.

O médico indicará a duração do tratamento. Não utilize o colírio por mais de um mês após abrir o frasco.

Zaditen Comprimidos

  • Adultos e crianças acima de 3 anos: 1 comprimido de 1 mg, 2 vezes ao dia (de manhã e à noite), junto com as refeições com um copo de água.

A dose máxima diária não deve ultrapassar 4 mg. Os comprimidos não devem ser mastigados, mas engolidos inteiros.

Zaditen Comprimidos de Liberação Lenta

  • Adultos: 1 comprimido de 2 mg ingerido à noite junto com uma refeição ou 1 comprimido de 1 mg, 2 vezes ao dia (de manhã e à noite).

Os comprimidos devem ser tomados junto às refeições com um copo de água. O médico poderá reajustar a dosagem caso você apresente sonolência em excesso e sedação no início do tratamento.

A dose também poderá ser duplicada para 4 g ao dia (2 comprimidos de 2 mg tomados em dose única à noite ou 1 comprimido de 2 mg, 2 vezes ao dia) caso seja necessário.

Zaditen Solução Oral em Gotas

(Cada ml corresponde a 30 gotas).

  • Crianças de 6 meses a 3 anos de idade devem tomar 1,5 gota (0,05 mg) por kg de peso corporal, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite).

Para obter a dosagem correta das gotas, multiplique o peso da criança por 1,5. Por exemplo: se a criança pesa 15 kg, deverá tomar 22 gotas e meia (15 x 1,5 = 22,5).

Zaditen Xarope

  • Crianças de 6 meses a 3 anos: 0,25 ml de xarope (0,05 mg) por quilo de peso corporal, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Para obter a dosagem correta em ml para oferecer é só multiplicar o peso da criança por 0,25;
  • Crianças acima de 3 anos e adolescentes: 5 ml do xarope (ou 1 comprimido de 1 mg duas vezes ao dia), tomado pela manhã e pela noite, junto com as refeições, ou 1 comprimido de liberação lenta de 2 mg em dose única à noite.

Atenção: Não pare de usar Zaditen por conta própria. O medicamento deverá ser retirado aos poucos, ao longo de 2 a 4 semanas, sob orientação médica, para que os sintomas da asma não voltem.

Em caso de esquecimento, tome a dose esquecida assim que lembrar, a menos que a próxima dose já esteja a menos de 4 horas.

Contraindicações

O uso de Zaditen é contraindicado para pacientes alérgicos aos componentes da fórmula do medicamento.

Pacientes que têm intolerância à lactose, epilepsia ou histórico de convulsões devem consultar o médico antes de utilizar o remédio em suas formas orais.

Efeitos Colaterais


Os efeitos colaterais comuns de Zaditen colírio são ardor ou queimação nos olhos. Reações incomuns incluem visão turva, olho seco, dor nos olhos, fotofobia (sensibilidade dos olhos à luz), alterações na pálpebra, secreção, coceira e vermelhidão.

Os efeitos colaterais mais raros do colírio são:

  • Hemorragia (sangramento) conjuntival e lesões na camada externa da córnea, que são reações graves e devem ser reportadas ao médico;
  • Reações alérgicas;
  • Sonolência.

Os efeitos colaterais mais comuns das formas orais de Zaditen (comprimidos, gotas e xarope) são excitação, irritabilidade, insônia e nervosismo. Reações incomuns incluem boca seca, tontura, infecção urinária na bexiga com ardor e urgência para urinar.

Sonolência e ganho de peso são reações que podem surgir mais raramente. As reações raras e graves que devem ser tratadas imediatamente incluem:

  • Reações alérgicas na pele, olhos, lábios e boca (vermelhidão, bolhas e coceira) acompanhadas de febre, calafrios, dor no corpo e dor de cabeça;
  • Distúrbios no fígado (icterícia, hepatite e outros) que podem se manifestar através de pele e olhos amarelados, fezes com coloração diferenciada e urina escura.

Gravidez e Lactação

Zaditen só pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação sob prescrição e acompanhamento médico.

Composição

Zaditen Colírio

  • Cada mL (39 gotas) de Zaditen Colírio 0,25 mg/mL contém: 0,345 mg de fumarato de cetotifeno (equivalente a 0,25 mg de cetotifeno) e excipientes – cloreto de benzalcônio (conservante), glicerina, água para injetáveis e solução de hidróxido de sódio (para ajuste de pH).

Zaditen Comprimidos

  • Cada comprimido contém: 1,38 mg de fumarato de cetotifeno (equivalente a 1,0 mg de cetotifeno) e excipientes – estearato de magnésio, amido e lactose monoidratada.

Zaditen Xarope

  • Cada 5 ml contém: 1,38 mg de fumarato de cetotifeno (equivalente a 1,0 mg de cetotifeno) e excipientes – aroma de morango, propilparabeno, metilparabeno, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico, solução de maltitol e água purificada.

Zaditen Solução oral (Gotas)

  • Cada ml (30 gotas) contém: 1,375 mg de fumarato de cetotifeno (equivalente a 1,0 mg de cetotifeno) e excipientes – propilparabeno, metilparabeno, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico, sorbitol e água purificada.

Laboratório: NOVARTIS.