Home » Remédios mais Usados » Remédios para Bronquite Alérgica, Aguda e Crônica

Remédios para Bronquite Alérgica, Aguda e Crônica

Os remédios de farmácia para bronquite incluem, principalmente, broncodilatadores, como Acebrofilina e Acetilcisteína. Antibióticos para bronquite, como Astro e Clindamicina, são usados apenas em caso de bronquite bacteriana.

A bronquite alérgica ou asmática também é tratada com broncodilatadores. O tratamento da bronquite inclui também anti-inflamatórios e corticoides.

A bronquite é a inflamação dos brônquios, por onde passa o ar inalado em direção aos pulmões, que causa dificuldade de respirar, produção de muco e tosse profunda.

A bronquite pode ser causada por vírus, bactérias, inalação de substâncias que causam irritação e alergia (poeira, fumaça de cigarro) ou asma. A mais comum é a bronquite aguda, causada por vírus e que está geralmente associada com gripes e resfriados.

Na maioria dos casos, a bronquite se cura sozinha. Mas alguns tipos de remédios podem acelerar a cura e aliviar o desconforto sentido pelo paciente, como:

Broncodilatadores e Mucolíticos

Remédios broncodilatadores e mucolíticos abrem as vias aéreas, facilitam a respiração e a eliminação de muco (catarro). Alguns deles são:

Antibióticos para Bronquite

Os antibióticos para bronquite só são utilizados em casos de bronquite bacteriana: uma forma muito rara da doença que deve ser diagnosticada pelo médico, que prescreverá o remédio, as doses e o tempo de duração de tratamento adequados. Alguns deles são:

Medicamentos para Bronquite Crônica e Bronquite Asmática

A bronquite crônica é classificada como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e afeta, geralmente, indivíduos que fumam há muitos anos. Exposição à poluição e a gases tóxicos no ambiente de trabalho por muito tempo, por exemplo, também podem causar bronquite crônica.

A bronquite asmática, também chamada de bronquite alérgica ou apenas asma, não é contagiosa, alguns indivíduos já nascem com predisposição genética para desenvolver a doença ou adquirem através de alergias a alimentos, por exemplo.

Os broncodilatadores utilizados para o tratamento da bronquite crônica e asmática são:

  • Ares;
  • Asmofen;
  • Aminofilina;
  • Atrovent; Brometo de Ipratrópio;
  • Berotec; Bromidrato de Fenoterol;
  • Bamifix;
  • Bricanyl;
  • Foraseq;
  • Ventilam e Symbicort – bombinhas de ar.

Além deles, os anti-inflamatórios e corticoides também podem ser incluídos no tratamento.

Anti-inflamatórios e Corticoides

Os medicamentos anti-inflamatórios aceleram o processo de desinflamação dos brônquios. Remédios corticoides também possuem ação anti-inflamatória e agem no processo de reparação dos tecidos danificados. São eles:

Antitussígenos

Os medicamentos antitussígenos são indicados para bronquite apenas quando a tosse está atrapalhando a rotina do paciente. Em geral, eles não são indicados:

Mais medicamentos:

Leucogen também pode ser utilizado no tratamento da bronquite para fortalecer o sistema de defesa organismo e acelerar a cura da infecção.

Atualizado em: 21/07/2017 na categoria: Remédios mais Usados