Home » Corticosteroides/Corticoides » Bula de Budesonida Spray Nasal

Bula de Budesonida Spray Nasal

Budesonida Spray Nasal com 32 mcg ou 64 mcg é um remédio que serve para tratar rinite e pólipos nasais. Seu preço varia de R$ 9,00 a R$ 20,00. Budesonida com 50 mcg pode ser encontrado com o nome comercial de Busonid. Trata-se de um remédio glicocorticoide com efeito anti-inflamatório local.

Para que serve

Budesonida serve para tratar rinite alérgica e não-alérgica em qualquer época do ano, pólipos nasais e a prevenção dos mesmos após polipectomia (procedimento realizado para remoção dos pólipos).

Como usar

Antes de utilizar Budesonida, deve-se assoar o nariz levemente, depois agitar o frasco do remédio e remover a tampa protetora do aplicador. O frasco deve ser segurado com o dedo médio e o indicador sobre o
aplicador e o polegar na base do frasco.

Sempre carregue a válvula antes de utilizar o frasco pela primeira vez e quando for utilizá-lo novamente após 24 horas: basta pressionar 10 vezes o aplicador até que um jato seja liberado.

Para aplicar, encaixe o aplicador em uma narina e tampe a outra. Esguiche a quantidade de jatos recomendada e depois repita o procedimento na outra narina. Depois de utilizar, limpe o aplicador com lenço de papel e tampe.

Dose indicada

A dose recomendada na bula de Budesonida é a mesma para rinites e tratamento ou prevenção de pólipos nasais:

  • 1 dose total de 256 mcg ao dia, metade em cada narina, ou seja: 2 aplicações de 64 mcg em cada narina ou 4 aplicações de 32 mcg em cada narina.

Essa dose pode ser aplicada 1 vez ao dia pela manhã ou 2 vezes ao dia (pela manhã e a noite), mas dividindo-se a dose total – metade pela manhã e metade pela noite.

O tratamento dura até 2 semanas. Após a melhora do paciente, a menor dose deve ser mantida para o controle dos sintomas, como 32 mcg em cada narina. Se possível, deve-se iniciar o tratamento dos sintomas da rinite sazonal antes da exposição aos alérgenos.

Contraindicações

O uso de budesonida é contraindicado para pacientes alérgicos aos componentes de sua fórmula.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns de Budesonida incluem secreção com sangue pelo nariz, sangramento e irritação nasal. Reações adversas incomuns incluem reações alérgicas na pele no momento ou depois do uso.

Feridas na mucosa do nariz, perfuração de septo nasal e reações anafiláticas são efeitos colaterais raros.

Gravidez e lactação

Budesonida não aumenta o risco de malformação fetal durante a gestação, mas seu uso só deve ser feito sob orientação médica. Apesar da substância ser excretada no leite materno, ela não causa efeitos no bebê, portanto pode ser utilizada durante a fase de amamentação.

Composição

  • Cada acionamento de Budesonida possui: 32 mcg ou 64 mcg de budesonida e excipientes – celulose microcristalina, carmelose sódica, glicose, polissorbato 80, edetato dissódico di-hidratado, sorbato de potássio, ácido clorídrico e água purificada.

Laboratório: EMS S/A.

Atualizado em: 12/11/2018 na categoria: Corticosteroides/Corticoides