Hoje você confere agora a bula completa da nimesulida, um anti-inflamatório não esteroide indicado para pacientes a partir dos 12 anos de idade, ressaltando que esse medicamento não deve ser utilizado por crianças.
Para que serve a nimesulida?
A nimesulida pode ser encontrada em várias versões: comprimidos, cápsulas, gotas, supositório e gel. É um princípio ativo com atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética, ou seja, ela é capaz de reduzir os sinais da inflamação, como dor, vermelhidão e inchaço no local afetado, além de também reduzir a febre.
Como não é um antibiótico, a nimesulida não é capaz de tratar infecções bacterianas, mas pode ser prescrito com antibacterianos para reduzir a dor, febre e outros sinais inflamatórios em casos de sinusite, otites e infecção urinária, por exemplo.
A nimesulida em cápsulas pode ser indicada para tratar inflamações das vias aéreas superiores, como inflamação da garganta e inflamações causadas pelos resfriados comuns e pela rinossinusite, ela também trata dores de cabeça, dores musculares, reações causadas por vacinas e após cirurgias, como a retirada das amígdalas.
Ela também pode ser indicada para o alívio da dor de dente e dor de garganta, principalmente quando associadas à inflamação.
O gel é usado para alívio dos sintomas da artrose e artrite reumatoide, torções, contusões e distensões, entre outros traumatismos que afetam tendões, ligamentos, músculos e articulações.
Como tomar/posologia
A posologia geral da nimesulida em comprimido é de 50 a 100 mg, duas vezes ao dia, ou seja, de 12 em 12 horas, geralmente não ultrapassando 200 mg por dia. Apenas em casos excepcionais, a dose poderá ser aumentada para até 200 mg por dose, duas vezes ao dia, apenas com orientação médica.
O comprimido dispersível pode ser dissolvido em 100 mL de água ou ser engolido inteiro.
A versão em gotas tem 50 mg de Nimesulida por ml, e cada ml tem 20 gotas. A dose indicada é de 1 gota por kg/peso, duas vezes ao dia, administradas diretamente na boca ou diluídas em um pouco de água com açúcar.
No caso das cápsulas, a dose indicada é de 1 cápsula de 200 mg de liberação prolongada, uma vez ao dia, após a refeição.
O gel deve ser aplicado 2 vezes ao dia, apenas uma fina camada no local afetado, por 7 a 15 dias.
Cada supositório tem 100 mg e o uso também é indicado na dose usual de 100 mg, 2 vezes ao dia, 1 a cada 12 horas, introduzido por via retal. A dose também pode ser aumentada com orientação médica para 2 supositórios, 2 vezes ao dia.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns causados pela nimesulida supositório e versões orais incluem diarreia, enjoos e vômito.
Ao usar o gel, é comum que ocorram coceira e manchas vermelhas no local da aplicação.
Contraindicações
Nenhuma versão da Nimesulida é indicada para crianças menores de 12 anos, nem para pacientes alérgicos à nimesulida e a qualquer outra substância do medicamento e também ao ácido acetilsalicílico ou a qualquer outro anti-inflamatório não esteroidal.
Pacientes que já apresentaram reações no fígado com o uso da nimesulida, com úlcera ativa no estômago ou sangramento gastrintestinal, com problemas graves de coagulação, com insuficiência cardíaca, renal ou hepática graves também não podem utilizá-la.
A versão em cápsulas acrescenta, ainda, a contraindicação da nimesulida para mulheres grávidas ou que estão amamentando.
O medicamento não pode ser utilizado em caso de suspeita de dengue.
Em especial, o gel não pode ser aplicado em áreas com feridas, queimaduras, pele rachada, aberta ou com infecção local, não deve ser aplicado nos olhos ou mucosas e junto com outros cremes no mesmo local.
Preço
Uma caixa com 20 comprimidos de 100 mg custa até R$ 12,00.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios