Para que Serve a Carnitina?

A carnitina é produzida naturalmente pelo organismo e dá origem à L-Carnitina, além de outros tipos de carnitina. Vários benefícios são associados à suplementação com a carnitina, como emagrecer, queimar gordura abdominal e aumentar o rendimento durante o exercício físico.

Para que serve a Carnitina?

A maioria dos benefícios listados da Carnitina, quando suplementada na forma de L-Carnitina ou Acetil-L-carnitina, ainda precisa de mais estudos científicos para que seja comprovada. Será que a carnitina emagrece mesmo?

No vídeo abaixo você confere todos os seus benefícios e tira suas dúvidas sobre a ação do suplemento no organismo:

A carnitina também pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como carne vermelha, leite, aves e peixes, como o bacalhau. O organismo saudável já produz esse composto em quantidade suficiente a partir dos aminoácidos essenciais, como lisina e metionina, por isso a suplementação nem sempre é necessária.

Como tomar

A carnitina pode ser consumida na forma líquida, em cápsulas ou pó. A dosagem diária depende do tipo de carnitina e do objetivo da suplementação. As doses diárias geralmente recomendadas são as seguintes:

  • L-carnitina: 500 a 2000 mg (1 hora antes da atividade física ou a critério do médico ou nutricionista);
  • Acetil-L Carnitina (ALCAR): 630 a 2500 mg;
  • L-Carnitina L-Tartarato (LCLT): 1000 a 4000 mg;
  • Propionil L-Carnitina (GPLC): 1000 a 4000 mg.

No tratamento da infertilidade masculina com o objetivo de melhorar a qualidade do esperma, estudos indicam que consumir 2g de L-carnitina diariamente por 2 meses gera bons resultados.

Os suplementos só devem ser utilizados quando indicados pelo médico ou nutricionista, seja para perda de peso, aumento da performance física ou qualquer outro objetivo.

Efeitos colaterais e contraindicações

O uso dos suplementos à base de carnitina é contraindicado para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) muito baixo, baixa quantidade de gordura corporal ou que tenham problemas cardíacos.

Já foram relatados alguns efeitos colaterais provocados pela L-carnitina, como enjoos, vômitos, diarreia, dor no abdômen e dor muscular.

Preço

O preço da Carnitina em forma de suplemento alimentar varia de acordo com o tipo e a concentração do produto, que pode chegar até 2000 mg e 3000 mg por cápsula de L-Carnitina, por exemplo.

Atualizado em: 29/06/2022 na categoria: Naturais