Home » Antifúngicos » Cetoconazol Shampoo

Cetoconazol Shampoo

Cetoconazol shampoo serve para o tratamento e prevenção da seborreia e caspa. Seu preço varia de R$ 14 a R$ 30. O shampoo de cetoconazol é antimicótico e age combatendo os fungos que causam a dermatite seborreica no couro cabeludo.

Como usar

Aplicar na pele ou cabelos, deixando agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar. O tratamento dura de 2 a 4 semanas, com 2 aplicações semanais.

Para prevenir a dermatite seborreica deve-se utilizar o shampoo de cetoconazol 1 vez por semana ou 1 vez a cada 2 semanas.

Contraindicações

O shampoo de cetoconazol é contraindicado a pessoas alérgicas aos componentes de sua fórmula.

Efeitos colaterais

Nas áreas tratadas com o shampoo de Cetoconazol podem surgir ardor, coceira e reações alérgicas, como dermatite de contato. O cabelo também pode ficar mais oleoso e ressecado, além de perder a coloração natural, mas muito raramente.

As reações incomuns listadas na bula de Cetoconazol shampoo incluem também:

  • Alteração do paladar;
  • Foliculite, acne, ressecamento, vermelhidão, irritação e descamação da pele;
  • Alteração na textura do cabelo e queda dos fios;
  • Irritação nos olhos e lacrimejamento;
  • Exantema (erupção na pele);
  • Sensação de queimação na pele;
  • Surgimento de pústulas (bolhas de pus) no local de aplicação.

Também pode haver urticária com frequência desconhecida.

Gravidez e lactação

Os riscos do uso do shampoo de cetoconazol durante a gravidez e amamentação são desconhecidos. Mulheres grávidas e que estão amamentando só devem utilizar o medicamento sob orientação médica.

Composição

Cada grama de Cetoconazol shampoo contém:

  • 20 mg de cetoconazol e excipientes – ácido clorídrico, cloreto de sódio, dietanolamina de ácido graxo de côco, corante vermelho Ponceau 4R, hidroxipropilalurildiamônio de colágeno hidrolisado, fragrância, trioleato de metilglucose e propilenoglicol, hidróxido de sódio, imidazolidinil carbamida, laurilétersulfato de sódio, lauril éter sulfossuccinato de sódio, água deionizada.

Laboratório: Medley Farmacêutica Ltda.

Atualizado em: 02/08/2018 na categoria: Antifúngicos