Como Tomar Anticoncepcional?

Deve-se tomar um comprimido anticoncepcional por dia, no mesmo horário, até o final da cartela e depois dar a pausa indicada que pode ser de 4 dias, no caso do anticoncepcional com 24 comprimidos, ou de 7 dias para o anticoncepcional de 21 comprimidos.

Há, também, o anticoncepcional de uso contínuo, com 28 comprimidos ativos, em que não há pausa entre as cartelas. Outro tipo de anticoncepcional é o que vem com comprimidos inativos (sem efeito no organismo) para serem tomados durante a pausa de uma cartela para outra. Nesse caso, ao invés de não tomar o anticoncepcional durante a pausa, toma-se os comprimidos inativos, indicados por outra cor.

A pausa do anticoncepcional deve ser feita contando-se os dias em que não se toma nenhum comprimido. Por exemplo: no anticoncepcional de 24 comprimidos, você deve ficar 4 dias sem iniciar a nova cartela, ou seja, se o último comprimido da cartela foi ingerido na terça, você deve contar quarta, quinta, sexta e sábado sem tomá-los e iniciar a nova cartela no domingo.

Faça o mesmo para o anticoncepcional com pausa de 7 dias, contando 7 dias sem tomar nenhum comprimido. Se o seu anticoncepcional possuir comprimidos inativos, você deve tomá-los durante a pausa.

Leia também:

Como tomar anticoncepcional pela primeira vez?

Ao tomar o anticoncepcional pela primeira vez, sendo ele de 21, 24 ou 28 comprimidos, deve-se tomar o primeiro comprimido da cartela no primeiro dia da menstruação.

Os anticoncepcionais vêm com instruções nas cartelas, como setas para serem seguidas e calendário com dias da semana para que a mulher sempre saiba qual foi o último dia em que tomou o comprimido e não se confunda.

Ginecologistas recomendam o uso de preservativo (camisinha masculina ou feminina) durante o primeiro mês do uso do anticoncepcional até que a prevenção da gravidez esteja com máxima eficácia no organismo.

O que fazer em casos de esquecimento?*

Se você se esqueceu de tomar a pílula, pode tomar outra sem maiores preocupações se o atraso foi até de 12 horas. Se o atraso passou de 12 horas, faça o seguinte:

  • Se o esquecimento ocorreu entre o 1° e o 7° dia da cartela, você deve tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as outras no horário que já tomava antes, lembrando de usar outro método contraceptivo, como a camisinha, por exemplo, nos 7 dias seguintes ao esquecimento;
  • Se o esquecimento ocorreu entre o 8° e 14° dia, tome imediatamente a pílula esquecida e não precisa se preocupar muito, pois não há maiores chances de engravidar nesse caso, mas mesmo assim utilize o método de barreira, como camisinha;
  • Caso o esquecimento ocorra após o 15° dia, você pode agir da mesma maneira que no casos citado acima, mas começando a outra cartela sem dar a pausa de uma cartela para outra;
  • Se você se esqueceu de tomar a pílula vários dias, é melhor esperar a menstruação descer e iniciar novamente outro ciclo, considerando a possibilidade de gravidez se não houver sangramento.

*Esquecimento para anticoncepcionais de 24 comprimidos.

Pode te interessar:

Atualizado em: 10/05/2018 na categoria: Anticoncepcionais, Dúvidas sobre Remédios