Home » Antibióticos » Como Tomar Azitromicina?

Como Tomar Azitromicina?

Azitromicina é um antibiótico que só deve ser utilizado quando prescrito pelo médico. De acordo com a posologia na bula de Azitromicina, deve-se tomar 1 comprimido de 500 mg, 3 vezes ao dia, durante 3 a 5 dias, para tratar infecções bacterianas gerais, como:

  • Infecções do sistema respiratório (pneumonia, bronquite, sinusite, faringite, etc.);
  • Otite média (infecção de ouvido);
  • Infecções de pele e/ou tecidos moles.

Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, cancro mole ou gonorreia, a dose geralmente recomendada é de 1000 mg (1 g) em dose única. Os comprimidos só devem ser utilizados por adultos.

Como tomar Azitromicina suspensão oral

A suspensão oral de Azitromicina vem em forma de pó para reconstituição. Cada 5 ml da suspensão reconstituída dos frascos com 600 e 900 mg correspondem a 200 mg de azitromicina base.

É simples prepará-la:

  1. Primeiro agite o frasco fechado para que o pó solte do fundo;
  2. Depois pressione a tampa para baixa e gire na direção que as setas indicam para abri-la;
  3. Adicione o diluente (líquido que vem em outro frasco) no frasco que está o pó;
  4. Feche o frasco e agite bem para misturar tudo.

Depois abra novamente o frasco e encaixe o batoque (a tampinha onde a seringa medidora é encaixada) em sua abertura. Vire o frasco para baixo, encaixe a seringa e puxe o êmbolo até alcançar a quantidade da dose indicada pelo médico.

A depender do volume da dose prescrita, a seringa poderá ser utilizada mais de uma vez por dose.

Posologia

  • DST’s em adultos (clamídia, cancro mole e gonorreia): 25 ml (1000 mg), em dose oral única;
  • Demais indicações: 12,5 ml (500 mg), 3 vezes ao dia, por 3 a 5 dias.

Em crianças, o tratamento com Azitromicina suspensão oral (200 mg/5 ml) não deve ultrapassar a dose total de 1500 mg ou 30 mg/kg de peso corporal:

  • 10 mg/kg por dia, durante 3 dias, ou 10 mg/kg no 1º dia do tratamento seguidos de 5 mg/kg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia do tratamento.

As doses para faringite estreptocócica e otite média são específicas.

Atenção: Não use a Azitromicina se for alérgico aos componentes de sua fórmula, à eritromicina ou a qualquer antibiótico macrolídeo ou cetolídeo (classes de antibióticos). Qualquer antibiótico só deve ser utilizado quando prescrito pelo médico, que acompanhará todo o tratamento.

Como calcular a dose para crianças

Você deverá multiplicar o peso da criança por 10 para saber a dose de Azitromicina a ser administrada, lembrando que a dose máxima diária é de 500 mg para crianças com até 45 kg.

Por exemplo:

  • Uma criança com 30 kg deverá tomar 300 mg por dia, durante 3 dias (30 x 10 = 300), ou seja, 7,5 ml, já que 200 mg da suspensão correspondem a 5 ml de azitromicina (para o tratamento de 3 dias).

Atualizado em: 11/09/2018 na categoria: Antibióticos, Dúvidas sobre Remédios