Para que Serve Corticorten?

Corticorten é um corticoide composto por prednisona e disponível em comprimidos de 5mg e 20mg. O tratamento com o Corticorten serve para doenças inflamatórias, alérgicas e reumáticas, incluindo alguns casos de tosse, sinusite e dor de garganta.

Para que serve Corticorten?

A lista de indicações de Corticorten é extensa, ele serve para tratar vários tipos de doenças que respondem ao tratamento com a prednisona. No vídeo abaixo você confere quais são essas doenças e quando o Corticorten pode ser utilizado para tratar a tosse e dor de garganta:

As substâncias corticoides possuem um efeito anti-inflamatório e antialérgico muito potente, mas o uso por tempo prolongado pode causar danos sérios à saúde, por isso elas só devem ser utilizadas com orientação médica.

Como tomar

A dose diária de Corticorten deve ser tomada pela manhã. Os comprimidos devem ser engolidos com um pouco de líquido.

  • Dose inicial para adultos: pode variar de 5 mg a 60 mg por dia;
  • Dose pediátrica inicial: pode variar de 0,14mg a 2mg / kg de peso por dia, ou de 4 mg a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.

A dose é individualizada e deve ser definida pelo médico a depender da doença a ser tratada e da sua gravidade.

A dosagem inicial geralmente é reduzida conforme a resposta positiva do tratamento. O tratamento com Corticorten não deve ser interrompido de vez, e sim aos poucos, seguindo a orientação médica.

Devo tomar Corticorten quantas vezes ao dia?

A dose diária de Corticorten geralmente é única, ou seja, tomada uma vez ao dia, pela manhã. Isso porque o pico de liberação do cortisol natural ocorre pela manhã, e assim a prednisona age com muito mais eficácia e interfere menos com o ciclo natural do cortisol.

O que fazer em caso de esquecimento?

Caso você esqueça de tomar uma dose de Corticorten, deve tomá-la assim que lembrar e ajustar o horário do tratamento. Você não deve duplicar a dose para compensar a dose esquecida.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais de Corticorten incluem:

  • Retenção de líquido, retenção de sódio e perda de potássio;
  • Pressão alta e insuficiência cardíaca em pacientes predispostos;
  • Alterações nos ossos e músculos, como fraqueza, perda de massa muscular e osteoporose;
  • Úlceras no estômago;
  • Alterações na pele, como manchas, alergias, dermatites e transpiração excessiva;
  • Inchaço no rosto de origem alérgica;
  • Convulsões, aumento da pressão dentro do crânio, tontura e dor de cabeça;
  • Irregularidades menstruais e outras condições causadas pelo excesso do corticoide no organismo, como supressão do crescimento fetal ou infantil e manifestação do diabetes mellitus;
  • Alterações nos olhos, como catarata, aumento da pressão dentro dos olhos, glaucoma, olhos saltados e visão turva;
  • Alterações do humor, como depressão grave, alterações da personalidade, irritabilidade extrema e insônia;
  • Reações alérgicas graves.

Corticorten dá sono?

A bula de Corticorten não traz nenhum efeito colateral relacionado com a sonolência. Na verdade, os corticoides costumam provocar insônia.

Corticorten engorda?

O uso de Corticorten pode levar ao ganho de peso porque causa retenção de líquidos e sódio que causa inchaço. O paciente também pode engordar durante o tratamento porque o aumento do apetite também é um efeito colateral.

Contraindicações

Corticorten é contraindicado para pacientes com infecções sistêmicas por fungos ou alérgicos a qualquer componente de sua fórmula ou a outros medicamentos corticoides.

O uso durante a gravidez deve ser orientado pelo médico. Como a prednisona passa para o leite materno, a possibilidade de uso durante a amamentação deve ter seus benefícios e riscos avaliados pelo médico.

Composição

Os comprimidos de Corticorten possuem 5mg ou 20mg de prednisona.

Preço

A caixa com 20 comprimidos de 5mg de Corticorten custa cerca de R$ 15,00. A caixa com 20 comprimidos de 20mg custa cerca de R$ 25,00.

Atualizado em: 11/04/2022 na categoria: Corticosteroides/Corticoides

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes