Home » Analgésicos » Qual Usar Diclofenaco Potássico ou Sódico Para que Serve?

Qual Usar Diclofenaco Potássico ou Sódico Para que Serve?

Diclofenaco Potássico e Diclofenaco Sódico podem ser usados para tratar as mesmas condições, pois agem de maneira igual no organismo. Diclofenaco Sódico ou Diclofenaco Potássico são indicados para tratar:

  • Entorses, distensões e outras lesões;
  • Inflamação de garganta, ouvido ou nariz;
  • Inflamações causadas por cirurgias;
  • Inflamações após pancadas ou machucados;
  • Doenças reumáticas, como artrite e gota;
  • Cólicas menstruais fortes e inflamação nos ovários ou trompas.

A bula de Diclofenaco Potássico possui uma indicação que não está presente na bula do Diclofenaco Sódico: ele também é indicado para aliviar a enxaqueca.

Diferença entre Diclofenaco Sódico e Diclofenaco Potássico

Diclofenaco Sódico e Diclofenaco Potássico são anti-inflamatórios não-esteroidais. O que os diferencia é a presença do sódio na fórmula de um (diclofenaco sódico) e do potássio em outro (diclofenaco potássico). Diferente do que muitos pensam, pessoas com hipertensão podem, sim, fazer uso do Diclofenaco Sódico, pois o sódio presente em sua composição não eleva a pressão arterial.

Na teoria, o Diclofenaco Potássico começa a agir no organismo mais rápido que o Diclofenaco Sódico e, portanto, é mais eficaz em promover o alívio da dor e da inflamação.

Mas na verdade essa diferença é mínima entre os dois diclofenacos. Qualquer um dos anti-inflamatórios – tanto o Diclofenaco Sódico quanto o Diclofenaco Potássico – é igualmente eficaz nos tratamentos aos quais se destinam.


Mais Sobre esse Assunto:

Diclofenaco Serve para Dor de Dente, de Cabeça e Garganta?

Atualizado em: 08/03/2018 na categoria: Analgésicos