Para que Serve a Domperidona?

Você já ouviu falar do domperidona? Será que ele serve para crianças, gravidas, mulheres que amamentam? O que ele realmente faz? Hoje eu vou te contar para que serve, porque ele é tão usado para alguns distúrbios, quais as contraindicações e suas apresentações.

Para que serve Domperidona?

É destinado ao tratamento Síndromes dispépticas, que são problemas na digestão levando a um conjunto de sintomas relacionados ao trato gastrointestinal superior, como dor, queimação ou desconforto na região superior do abdômen, frequentemente associadas a um retardo de esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite:

  • sensação de empachamento epigástrico, saciedade precoce, distensão abdominal, dor abdominal alta;- arrotos, flatulência;
  • náuseas e vômitos;
  • azia, queimação epigástrica com ou sem refluxo de conteúdo gástrico.

Embora não seja o principal medicamento de escolha ele pode ser utilizado em náuseas e vômitos induzidos na radioterapia e quimioterapia.

Como ele age?

A domperidona restaura o rítmico motor do esôfago, estômago e duodeno, possibilitando a reorganização da sequência das etapas digestivas. Além disso, a domperidona possui potente ação antiemética.

Quais são as contraindicações?

A domperidona é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade conhecida à domperidona ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
A domperidona não deve ser utilizada sempre que a estimulação da contração do estômago e intestino possa ser perigosa, por exemplo, na presença de
hemorragia gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração.
A domperidona também é contraindicada em pacientes com tumor hipofisário secretor de prolactina (prolactinoma).
A administração ao mesmo tempo de domperidona com inibidores potentes de algumas enzimas demonstraram risco de ritmos cardíacos anormais, tais como claritromicina, eritromicina, itraconazol, cetoconazol oral, posaconazol, ritonavir, saquinavir, telitromicina,telaprevir e voriconazol.
A domperidona é contraindicada em pacientes com insuficiência hepática moderada ou severa.

Grávidas e lactantes podem usar?

Um estudo mostrou toxicidade em uma dose alta, sendo tóxica para gravidas. O risco potencial em humanos é desconhecido, porém normalmente o seu uso não é aconselhável na gravidez. Portanto, domperidona deve ser usado durante a gravidez apenas quando justificado pelo benefício terapêutico antecipado, sendo avaliação feita pelo médico.
Também não é recomendado tomar domperidona se você está amamentando.

Apresentações

As apresentações normalmente comercializadas em drogaria são comprimidos de 10mg indicados para adultos e crianças a partir de 35kg e a suspensão oral de 1mg/ml que pode ser usado em crianças abaixo de 35kg e lactentes de acordo com critério medico.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Antidopaminérgico