Para que Serve a Eritromicina?

A eritromicina em comprimidos, suspensão oral e drágeas serve para o tratamento de:

  • Infecções respiratórias leves a moderadas;
  • Sífilis primária;
  • Difteria;
  • Eritrasma e amebíase intestinal.

As indicações da Eritromicina nas versões orais, elas servem para tratar:

  • Infecções da pele e tecidos moles;
  • Coqueluche;
  • Conjuntivite do recém-nascido, pneumonia da infância e infecções urogenitais durante a gravidez causadas por Chlamydia trachomatis;
  • Doença dos legionários e listeriose.

A eritromicina também pode ser utilizada no tratamento preventivo de curto prazo contra a endocardite bacteriana antes de cirurgias em pacientes com histórico de febre reumática ou cardiopatia que sejam hipersensíveis à penicilina.

Para prescrever a eritromicina, o médico precisa identificar primeiro, qual é a bactéria que está causando a infecção. Não é toda infecção respiratória ou qualquer tipo de sífilis, por exemplo, que esse medicamento vai tratar. Existem especificações quanto ao uso nesse sentido.

Gel

O gel de eritromicina é indicado para o tratamento da acne vulgar com pápulas e pústulas, principalmente a acne de grau II e outras infecções de pele por bactérias que sejam sensíveis à terapia com eritromicina.

Ela não é indicada para tratar a acne de graus III e IV.

Solução tópica

A solução tópica é indicada para o tratamento da acne vulgar também.

Como usar

Comprimidos e drágeas de 500mg

A dose geral recomendada do tratamento com os comprimidos e com as drágeas de Eritromicina é de 500mg a cada 12 horas.

Suspensão oral

A dose usual indicada da suspensão oral é de 250 mg, que corresponde a 5ml, a cada 6 horas, em adultos. A dose pode ser aumentada até 4g ou mais ao dia.

Em crianças, a dose diária total fica entre 30 a 50 mg/kg, em doses divididas.

O tratamento da sífilis primária com a suspensão oral é feito com o total de 20 g do estolato de eritromicina, divididos em doses para serem utilizadas por um período de 10 dias.

Cada infecção requer uma dose adequada que vai ser definida pelo seu médico ou médica. Eles podem alterar a posologia de acordo com a gravidade da infecção e vão determinar a duração do tratamento. Você deve seguir a prescrição médica sempre!

Solução tópica e gel

A Solução Tópica e o gel devem ser aplicados na região afetada duas vezes ao dia, uma a cada 12 horas. A pele deve estar limpa, lavada com água morna e sabão neutro, e seca.

A solução deve ser aplicada com um chumaço de gaze umedecido. O gel deve ser aplicado com as pontas dos dedos e as mãos devem ser lavadas após a aplicação.

O gel pode ser usado por até 6 meses, mas se a acne ou a infecção tratada na pele não apresentar melhora em 6 a 8 semanas após o início do tratamento, ou se ela piorar, o tratamento deverá ser interrompido.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso da eritromicina nas versões orais incluem sintomas gastrintestinais, como cólicas abdominais e mal-estar. Quando usada por mais de 10 dias, o antibiótico pode causar danos ao fígado, com ou sem o paciente apresentar icterícia, cujos sintomas podem incluir mal-estar, enjoo, vômito, diarreia e cólicas abdominais também. Reações alérgicas podem ocorrer.

O tratamento prolongado também pode causar superinfecção por bactérias não sensíveis ou por fungos. Nesses casos, o uso do medicamento deve ser interrompido.

As doses mais altas podem causar efeito tóxico ao ouvido, principalmente em pacientes com insuficiência renal ou hepática.

A solução tópica da eritromicina pode causar ressecamento da pele, flacidez, coceira, descamação, manchas vermelhas na pele, aumento da oleosidade, ardor e irritação dos olhos.

O gel pode causar sensação de ardor na pele, irritação, ressecamento, dor em forma de pontadas e manchas vermelhas no local da aplicação, principalmente no início do tratamento.

Contraindicações

As contraindicações da eritromicina em qualquer versão incluem os pacientes alérgicos a qualquer componente da fórmula do medicamento e as mulheres grávidas, que não devem utilizar o medicamento sem a orientação do médico ou do cirurgião-dentista.

As versões orais não são indicadas para pacientes com alguma doença no fígado, a solução tópica não deve ser utilizada nos olhos e o gel não deve ser utilizado nos olhos, boca ou ouvidos.

As drágeas possuem o corante amarelo de tartrazina que podem causar reações alérgicas, como a asma brônquica, principalmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Preço

Quanto aos preços, a caixa com 20 comprimidos de 500 mg do estolato de eritromicina custa, em média, R$20,00. A suspensão oral com 250mg/ml e com 105 ml custa em torno de R$15,00.

Atualizado em: 26/09/2022 na categoria: Antibióticos