A Cov1d-19 e a gripe podem se manifestar ao mesmo tempo no organismo, essa infecção simultânea está sendo chamada de flurona – “flu” significa gripe em inglês, e “rona” vem da palavra “corona”. Não é fácil identificá-la apenas pelos sintomas clínicos, já que os sintomas da gripe e da Cov1d-19 podem ser muito parecidos.
Sintomas da Flurona
A gente já sabe que é o Sars-CoV-2 que causa a Cov1d-19, e que já tem várias cepas, como a ômicron, e que os vírus do tipo influenza são os causadores da gripe. Quando eles atacam juntos causando a flurona, o paciente pode sentir:
- Febre ou calafrios;
- Dor muscular, fadiga e dor no corpo;
- Tosse e dor de garganta;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Congestão ou nariz escorrendo;
- Náusea ou vômito e diarreia, esses três últimos principalmente em crianças.
Mas o quadro sintomático da flurona pode apresentar sintomas específicos da Covid também, como:
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Dores nas costas, na região dos pulmões;
- E perda de sabor ou cheiro.
Esses são sintomas que já fazem parte do quadro sintomático da Cov1d, ou seja, a flurona não causa nenhum sintoma novo.
E apesar de assustar, alguns cientistas já afirmaram que a flurona não é mais grave por se tratar de uma infecção dupla, então as pessoas não precisam se desesperar. Inclusive, é comum que os pacientes apresentem mais de um vírus no corpo durante as conhecidas viroses, sem que isso agrave o quadro sintomático.
Como prevenir a Flurona?
Para prevenir a Flurona, manter a vacinação em dia é o mais importante, tanto contra a Cov1d-19 quanto contra a gripe.
Como a maior parte da população já está vacinada contra a Covid, mesmo que as pessoas vacinadas contraiam a infecção, os sintomas serão leves ou o quadro vai ser assintomático mesmo. Então, se você ainda não se vacinou, é só se dirigir à Unidade Básica de Saúde de sua região com o seu cartão de vacina e se vacinar gratuitamente pelo SUS.
No caso da gripe, ela pode representar um perigo maior às crianças, idosos e pacientes com o sistema imunológico comprometido. A vacinação é muito importante porque é o que ajuda a impedir o avanço e agravamento das infecções, isoladas ou conjuntas.
E é claro que é necessário continuar mantendo os protocolos de segurança, usar máscara e álcool em gel para higienizar as mãos, não ficar em ambientes fechados ou aglomerações, evitar compartilhar objetos e não entrar em contato com quem está apresentando qualquer sintoma gripal.
Tratamento da Flurona
Se a infecção dupla for confirmada por meio dos testes de Cov1d e de gripe, o uso de medicamentos antivirais só se aplica ao vírus Influenza, o Tamiflu é um dos remédios utilizados, o link com a bula completa dele também está aqui embaixo na descrição do vídeo.
O paciente deve ser monitorado e ficar em isolamento, em casos de quadros sintomáticos leves o tratamento visa aliviar os sintomas em casa mesmo com o uso de remédios analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico, mantendo o repouso e a ingestão de líquidos.
Caso os sintomas fiquem mais fortes e de difícil controle, a internação é necessária, por isso o monitoramento é muito importante.
Atualizado em: 08/11/2022 na categoria: Sintomas