Para que Serve a Gabapentina?

A gabapentina é um medicamento anticonvulsivante, mas que não trata apenas convulsões, ela consegue tratar um tipo específico de dor também. Hoje você vai conferir a bula simplificada da gabapentina de 300 mg comigo, para que ela serve, se ela dá sono, se engorda… e muito mais!

Para que serve?

Vamos falar da Gabapentina agora. É um fármaco que serve para tratar a epilepsia e a dor neuropática, que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso são danificados.

No caso da epilepsia, ele é utilizado quando o paciente apresenta crises do tipo parcial com ou sem generalização secundária, e pode ser utilizado sozinho ou com outro medicamento no tratamento, apenas em pacientes com mais de 12 anos de idade. Geralmente, a gabapentina não é considerada eficaz no tratamento das crises convulsivas de ausência, tá.

E para tratar a dor neuropática, ela só vai ser indicada para adultos, para os pacientes a partir dos 18 anos de idade.

Posologia

EPILEPSIA

Na bula a gente também encontra as doses do tratamento padrão, que pode ser alterado pelo médico.

A dose eficaz do tratamento da epilepsia é de 900 mg/dia a 3600 mg/dia. A dose inicial pode ser de 300 mg, três vezes ao dia no 1º dia e, depois, essa dose pode ser aumentada em três doses sempre iguais, até um máximo de 3600 mg/dia.

O tratamento também pode começar com apenas uma dose de 300 mg no primeiro dia, tomada à noite, duas doses de 300 mg no segundo dia, uma tomada pela manhã e outra pela noite e, a partir do terceiro dia, 3 doses, cada uma de 300 mg também, uma pela manhã, outra pela tarde e outra à noite.

DOR NEUROPÁTICA

Para o tratamento da dor neuropática em adultos, a dosagem inicial indicada pela bula é de 900 mg/dia da gabapentina, divididos em três doses iguais, ou seja, 3 doses de 300 mg também. E aí, caso haja necessidade, o médico pode aumentar essa dose até o máximo de 3600 mg/dia.

Lembrando que os pacientes que têm os rins com a função comprometida ou fazem hemodiálise precisam de um ajuste em suas doses.

Quanto tempo para fazer efeito?

E respondendo à pergunta frequente que é quanto tempo a gabapentina leva para fazer efeito, esse efeito ocorre geralmente após o uso contínuo por algumas poucas semanas, mas esse tempo pode variar de paciente para paciente, depende de cada organismo e das doses prescritas pelo médico também.

Efeitos colaterais: Dá sono? Engorda?

Sobre os efeitos colaterais, as duas dúvidas mais frequentes sobre a gabapentina é se o uso dá sono e engorda. E sim, primeiramente, a sonolência é um efeito colateral bastante comum, acontece com uma frequência de 16% a 20% nos pacientes que a utilizam. O ganho de peso também é uma reação adversa descrita na bula, mas com uma frequência menor, podendo afetar até 3% dos pacientes em tratamento, ou seja, 3 a cada 100 pacientes.

Os efeitos colaterais da Gabapentina incluem, com uma certa frequência, também: tontura, movimentos descoordenados, fadiga e dor de cabeça, enjoo, vômito, movimentos involuntários dos olhos e tremores, indigestão, rinite e alterações visuais, perda da força física, dores, diarreia e inchaço nas extremidades do corpo, entre outros.

Durante o tratamento é preciso ficar atento em relação a acidentes e quedas, porque a ocorrência delas aumenta por causa dos efeitos colaterais como a sonolência e a tontura. Então, se você convive com alguém que toma ou que vai tomar a gabapentina, fique de olho nisso. Até mesmo se é você que vai iniciar o tratamento, o ideal é deixar todos que convivem com você cientes desses efeitos. E nada de dirigir ou operar máquinas.

Contraindicações

Falando sobre as contraindicações, a Gabapentina não pode ser utilizada por pacientes alérgicos a essa substância ou a qualquer outro componente da fórmula do medicamento, por crianças com menos de 12 anos no tratamento da epilepsia e por crianças e adolescentes até os 18 anos no tratamento da dor neuropática.

Interações medicamentosas

Muito cuidado com outros medicamentos utilizados junto com a gabapentina. Combiná-la com a morfina, por exemplo, pode ser perigoso.
Os antiácidos contendo alumínio e magnésio reduzem o efeito da gabapentina em cerca de 20%, por isso que o uso deve ser feito 2 horas após a ingestão dos antiácidos.

Preço

O preço da caixa com 30 comprimidos de 300 mg da gabapentina tem uma variação grande, pode custar de R$ 20,00 a R$ 60,00. O medicamento referência é o Neurontin, da Pfizer, e os similares são o Gabaneurin, o Gamibetal e o Progresse.

Atualizado em: 30/01/2023 na categoria: Anticonvulsivantes