Para que Serve a Gentamicina?

A gentamicina tem o nome genérico de Sulfato de Gentamicina e é um antibiótico aminoglicosídeo que vai agir inibindo a produção de proteínas pelas bactérias, provocando a sua morte. Ela pode ser encontrada em diversos formatos, como creme dermatológico, que trata as infecções pele, a solução injetável, que é eficaz até mesmo nos casos de sepse, quando a infecção se torna generalizada, a solução oftálmica e a pomada oftálmica, indicadas para tratar infecções nos olhos e seus anexos. Ressaltando que a gentamicina só vai ser eficaz nos casos em que as bactérias causadoras da infecção forem sensíveis à sua ação. Eu vou te contar todas as indicações de maneira detalhada.

Cada formato da Gentamicina é indicado para tipos diferentes de infecções em diferentes locais.

Creme dermatológico

O creme dermatológico à base de sulfato de gentamicina serve pra tratar diversos tipos de infecções de pele, como a acne, as feridas e dermatites infectadas, a foliculite superficial e a furunculose, quando o paciente sofre sempre com o aparecimento de furúnculos, ele também é utilizado no tratamento das escaras de decúbito, aquelas que surgem quando o paciente fica muito tempo imobilizado no leito, durante a remoção de cistos e abscessos, trata queimaduras, picadas e mordidas superficiais que estejam infectadas também, serve pra paroníquia, a infecção ao redor das unhas e é utilizado também nas incisões e feridas de pequenas cirurgias.

O creme também vai servir para tratar a sicose da barba ou coceira do barbeiro, como é conhecida, o impetigo contagioso, dermatite eczematoide infecciosa, psoríase pustular, a ectima, que é uma infecção mais profunda da pele que causa feridas bastante dolorosas, trata o pioderma gangrenoso, que já é mais raro e perigoso, além das superinfecções bacterianas em infecções causadas por fungos e por vírus.

Gentamicina injetável

A Gentamicina Injetável pode ser usada pra tratar infecções respiratórias, oculares, no sistema gastrointestinal, na pele, nos ossos e nos tecidos moles, nos rins e no trato genitourinário, também, incluindo as infecções na região pélvica e a peritonite, que é a infecção do peritônio – que é a camada interna que reveste a cavidade abdominal. A solução injetável vai servir pra tratar, ainda, a sepse, quando uma infecção bacteriana se espalha pelo corpo, inclusive em recém-nascidos, e as infecções graves do Sistema Nervoso Central, como a meningite.

Gentamicina Colírio/Pomada Oftálmica

A solução oftálmica e a pomada oftálmica vão tratar as infecções bacterianas nas partes externas dos olhos e em seus anexos também, como a conjuntivite, a ceratite, que é a inflamação da córnea, a ceratoconjuntivite, as úlceras de córnea também, a blefarite, que é a inflamação da pálpebra, a blefaroconjuntivite e a dacriocistite, que é a inflamação do saco lacrimal.

Lembrando que apenas o médico pode prescrever o uso desse medicamento, tá? Inclusive, a gentamicina pode estar associada à betametasona, que é um corticoide, como na pomada Diprogenta. Você deve seguir o modo de uso correto, pra que as bactérias não acabem ficando resistentes, e seguir o tratamento até o final pra que todas elas sejam eliminadas.

Atualizado em: 08/11/2023 na categoria: Antibióticos