Para que Serve o Ginseng?

O ginseng é uma planta medicinal energizante e estimulante que serve para combater o cansaço físico e mental. O Panax Ginseng, conhecido como ginseng coreano ou ginseng vermelho, e o Panax Quinquefolius, conhecido como ginseng americano, são considerados os ginsengs verdadeiros.

Para que serve o Ginseng?

Além de combater a fadiga crônica, o ginseng verdadeiro tem uma lista extensa de benefícios que inclui a melhora da circulação sanguínea e do desempenho sexual, entre outras. Confira no vídeo abaixo:

Outras plantas que não fazem parte do gênero Panax também são chamadas de ginseng, como o ginseng brasileiro, o ginseng indiano e o ginseng siberiano, que possuem algumas propriedades semelhantes ao ginseng verdadeiro, mas também proporcionam outros benefícios diferentes:

Ginseng brasileiro

O ginseng brasileiro refere-se, geralmente, a três espécies de plantas do gênero Pfaffia (Pfaffia glomerata, P. paniculata e Pfaffia iresinoides) que são ricas em ecdisterona, um esteroide natural com uma grande atividade anabólica, por isso costuma ser utilizada para aumentar naturalmente os níveis de testosterona, para acelerar o ganho de massa muscular e a queima de gordura e aumentar a libido.

Ginseng indiano

O ginseng indiano (Withania Somnifera) é conhecido como ashwagandha e possui algumas propriedades semelhantes com o ginseng verdadeiro, como antiestresse, calmante e anti-inflamatória, sendo utilizado principalmente para diminuir a ansiedade naturalmente. Ele também pode atuar na melhora dos níveis de glicemia e no aumento da resistência durante os exercícios físicos.

Ginseng siberiano

O ginseng siberiano (Eleutherococcus Senticosus) faz parte da família Araliaceae, também é conhecido como arbusto do diabo e é encontrado na Rússia e no nordeste da Ásia. O ginseng da Sibéria contém altos níveis de eleutherosides que aumentam a resistência cardiovascular e fortalecem o sistema imunológico, também ajudam a combater o stress e dão mais energia, assim como o ginseng verdadeiro.

Como usar o ginseng em pó

A ingestão diária recomendada do ginseng é de 5 a 8g. Para consumir em pó, basta adicionar uma colher de sopa rasa diariamente nas refeições, como em sopas, sucos, chás e saladas.

Também é possível fazer o consumo do ginseng em pó como pré-treino, misturando 1 colher de chá (5g) com água fria ou quente.

Chá de ginseng

O chá de ginseng deve ser feito utilizando 2g da raiz para cada xícara de água (220 ml), que equivale a 1 a 2 raízes médias de ginseng.

É preciso, primeiro, ferver a água, depois deixá-la esfriar por 1 ou 2 minutos, já que uma temperatura muito alta pode danificar os compostos da raiz.

Após esse tempo, deve-se colocar o ginseng em infusão na água por 5 a 15 minutos, com o recipiente abafado, depois retirar a raiz e consumir o chá adoçado com mel ou outro adoçante de sua preferência.

A quantidade indicada para consumo é de 3 a 4 xícaras ao dia, mas o ginseng não deve ser consumido por tempo prolongado sem orientação médica. A duração máxima do tratamento geralmente recomendada fica em torno de 3 meses.

Quanto tempo demora para o ginseng fazer efeito?

No tratamento da disfunção erétil, estudos já demonstraram que o ginseng coreano faz efeito em até 8 semanas, melhorando a performance sexual masculina e facilitando a ereção.

Efeitos colaterais

O ginseng pode provocar alguns efeitos colaterais, apesar de ter um bom perfil de segurança quando consumido nas doses recomendadas, como nervosismo e excitação, diminuição da concentração, pressão alta, hipoglicemia, dor de cabeça, diarreia, insônia e menstruação irregular.

Ginseng emagrece?

O ginseng age na microbiota intestinal, auxiliando na produção de bactérias que mudam a forma do corpo queimar gordura, também age diminuindo a inflamação crônica das células adiposas e inibe o apetite, por isso pode ajudar a emagrecer, combater a obesidade e prevenir o ganho de peso.

Ginseng é gengibre?

Muitas pessoas confundem o ginseng com o gengibre, até mesmo consideram o gengibre como o ginseng brasileiro, mas isso está errado. O ginseng e o gengibre são raízes diferentes: o ginseng verdadeiro pertence ao gênero Panax, enquanto o gengibre pertence ao gênero Zingiber, e o ginseng brasileiro inclui plantas do gênero Pfaffia.

Enquanto o gengibre é mais utilizado para tratar problemas digestivos e dores crônicas, o ginseng é utilizado como estimulante para o cérebro e para combater a fadiga crônica.

Quem não pode tomar?

O consumo do ginseng só deve ser feito com a orientação do(a) médico(a) ou nutricionista. Não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade (alergia) à droga, em casos de hiperestrogenia (excesso de hormônios estrogênicos no organismo), hipertensão (aumento da pressão arterial), taquicardia (aumento da frequência cardíaca), insônia e síndromes febris, em casos de asma aguda, hemorragia e durante infecções agudas.O uso não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Atualizado em: 28/06/2022 na categoria: Estimulantes Cerebrais, Naturais