Injeção Anticoncepcional Engorda?

Sim, tomar injeção anticoncepcional engorda. A injeção anticoncepcional causa não só retenção de líquido, inchaço e aumento de apetite, mas também acúmulo de gordura corporal. Esse tipo de contraceptivo engorda mais que o anticoncepcional oral, pois possui maior dosagem hormonal.

O ganho de peso é um efeito colateral muito comum da injeção anticoncepcional e já foi, inclusive, comprovado cientificamente. A retenção de líquido e o inchaço provocados pelo uso da injeção anticoncepcional podem surgir até mesmo nas mulheres que não tem tendência para tal.

Leia também:

Injeção anticoncepcional aumenta o risco de obesidade

Os quilos a mais que são percebidos na balança quando se toma injeção anticoncepcional não surgem apenas pelo inchaço, mas também pelo acúmulo de gordura corporal.

Um estudo feito no Texas em 2009 demonstrou que mulheres que usam injeção anticoncepcional possuem duas vezes mais chances de se tornarem obesas, mesmo praticando exercícios físicos e com uma alimentação controlada.

Esse mesmo estudo constatou que mulheres que tomaram injeções de Depo-provera durante 3 anos engordaram 6 quilos e aumentaram seu percentual de gordura corporal em 3.4%.

As mulheres que mudaram o tipo de anticoncepcional nos 2 anos seguintes perderam 2 quilos lentamente e também diminuíram seu percentual de gordura, mas as mulheres que continuaram com as injeções de Depo-Provera ganharam mais 2 quilos ao longo de mais 2 anos.

Por outro lado, descobriu-se que em mulheres que já são obesas a injeção anticoncepcional não causa ganho de peso. Em relação a injeção anticoncepcional Depo-Provera, ingerir mais alimentos ricos em proteína enquanto a utiliza ajuda a evitar o ganho de peso.

Embora o ganho de peso provocado pelo uso do anticoncepcional seja comprovado cientificamente, nem todas as mulheres sofrem com esse efeito colateral, já que cada organismo é diferente e reage de uma forma.


Qual injeção anticoncepcional engorda mais?

As injeções anticoncepcionais que mais engordam são Depo-Provera (150 mg/ml) e Contracep (150 mg/ml). Ambas são trimestrais (tomadas a cada 12 ou 13 semanas, 91 dias no máximo) e compostas por acetato de medroxiprogesterona.

Quais são as injeções anticoncepcionais que não engordam?

De maneira geral, todas as injeções anticoncepcionais podem causar ganho de peso, como Mesigyna, Perlutan e Noretisterona, devido à retenção de líquido e inchaço que causam, ou mesmo o ganho de gordura corporal pela ação dos hormônios presentes em suas fórmulas e pelo fato de serem tomadas continuamente.

No entanto, algumas mulheres podem simplesmente não engordar ou até mesmo emagrecer ao tomarem injeções anticoncepcionais e isso depende exclusivamente de como cada organismo reage ao medicamento.

Atualizado em: 15/05/2018 na categoria: Anticoncepcionais, Dúvidas sobre Remédios