Para que serve Maleato de Dexclorfeniramina?

O maleato de Dexclorfeniramina é um anti-histamínico que serve para tratar alergias em geral, como a rinite alérgica e tosse alérgica. A dexclorfeniramina pode ser encontrada em formato de solução oral, comprimidos e creme e está presente na fórmula de muitos medicamentos famosos no mercado, como o Allegra e o Celestamine.

Para que serve o maleato de dexclorfeniramina?

O maleato de dexclorfeniramina pode tratar desde picadas de insetos até a conjuntivite alérgica. No vídeo abaixo você confere todas as suas indicações, quando deve ser utilizado para tosse e se serve para garganta inflamada:

 

Como usar

Comprimidos

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido 3 a 4 vezes ao dia.

A dose máxima diária recomendada é de 12 mg por dia, que correspondem a 6 comprimidos. Eles não devem ser partidos, abertos ou mastigados.

Drágeas repetabs

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos:  1 drágea pela manhã e outra imediatamente antes de dormir.

Na presença de sintomas alérgicos mais resistentes, a dose pode ser aumentada para uma drágea a cada 8 horas.

As drágeas não devem ser partidas, abertas ou mastigadas.

Solução

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 5 ml, 3 a 4 vezes ao dia. Dose máxima diária: 12 mg (30 ml);
  • Crianças de 6 a 12 anos: 2,5 ml três vezes ao dia. Dose máxima: 6 mg diários (15 ml);
  • Crianças de 2 a 6 anos: 1,25 ml três vezes ao dia. Dose máxima diária: 3 mg (7,5 ml).

Solução gotas

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 20 gotas, 3 a 4 vezes ao  dia. Dose máxima diária: 12 mg (120 gotas);
  • Crianças de 6 a 12 anos: 10 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso, 3 vezes ao dia. Dose máxima diária: 6 mg (60 gotas);
  • Crianças de 2 a 6 anos: 5 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso, 3 vezes ao dia. Dose máxima diária: 3 mg (30 gotas).

Creme

Maleato de Dexclorfeniramina creme deve ser aplicado sobre a área da pele afetada pelos sintomas alérgicos 2 vezes ao dia. Não é recomendado cobrir a área tratada.

Durante o uso do creme, o(a) paciente deve evitar expor a área tratada ao sol para evitar reações indesejáveis.

O medicamento não deve ser aplicado nos olhos, boca, nariz, órgãos genitais e outras mucosas, além de áreas lesionadas da pele, apresentando bolhas e secreções. Também não deve ser utilizado para tratar áreas muito grandes, especialmente em crianças.

No caso de surgimento de sintomas como sensação de queimação na pele, erupções e irritações ou caso não haja melhora dos sintomas alérgicos com o tratamento, recomenda-se suspender o uso do Maleato de Dexclorfeniramina.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum causado pelo uso do maleato de dexclorfeniramina é a sonolência leve ou moderada. Reações adversas raras incluem hipotensão arterial (pressão baixa), dor de cabeça e taquicardia, além de alergias à substância, azia, alterações no ciclo menstrual, nervosismo e desconforto nasal, entre outros que têm pouca probabilidade de acontecer.

Contraindicações

O uso do Maleato de Dexclorfeniramina não é indicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula ou a outros medicamentos anti-histamínicos com estrutura similar e é contraindicado, também, para uso em prematuros ou recém-nascidos e em pacientes que fazem tratamento com o uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).

Os comprimidos revestidos e as drágeas são contraindicados para pacientes menores de 12 anos de idade e a solução, a solução gotas e o creme não devem ser utilizados por crianças com menos de 2 anos.

Gravidez e lactação

O Maleato de Dexclorfeniramina pode ser utilizado durante os primeiros dois trimestres da gestação, mas apenas sob orientação médica, caso seja estritamente necessário. Como não se sabe se esse ativo é excretado no leite materno, a recomendação de uso durante a amamentação deve ser feita com cautela.

Interações medicamentosas

O maleato de dexclorfeniramina pode ter o seu efeito intensificado e prolongado quando utilizado ao mesmo tempo que os IMAOs (inibidores da monoamina oxidase),  podendo haver hipotensão arterial (pressão baixa) grave.

O consumo de bebidas alcoólicas, antidepressivos e outros depressores do sistema nervoso central, como sedativos, hipnóticos e tranquilizantes, também interagem com os anti-histamínicos, podendo aumentar o seu efeito sedativo.

Já os anticoagulantes orais podem ter os seus efeitos diminuídos pelo uso da dexclorfeniramina.

Preço

Uma caixa com 20 comprimidos de 2 mg do Maleato de Dexclorfeniramina genérico custa entre R$ 9,00 e R$ 15,00.

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-hístamínicos