Home » Remédios mais Usados » Bula de Minoxidil

Bula de Minoxidil

Minoxidil 5% serve para tratar a calvície hereditária em homens adultos. O preço de Minoxidil 5% com 50 ml varia de R$ 78 a R$ 115 para um frasco plástico contendo 50 mL com válvula spray e extensor.

Como usar o Minoxidil 5%

Minoxidil deve ser utilizado exclusivamente em áreas externas, com o cabelo completamente seco. Não é preciso lavar o cabelo para aplicar o produto, mas se o cabelo for lavado antes da aplicação, deve-se utilizar xampu suave, sem silicone.

Dose usual

  • 1 ml de Minoxidil 5% aplicado no couro cabeludo (com as mãos limpas), nas áreas afetadas pela calvície e ao redor das mesmas, 2 vezes ao dia (pela manhã e pela noite). 1 ml corresponde a 6 jatos da bomba spray no centro da área calva, espalhando o produto pela área com a ponta dos dedos a cada jato.

O produto deve agir por, pelo menos, 4 horas após a aplicação. Depois desse período é permitido lavar os cabelos.

O uso de secador de cabelo, gel, cremes ou sprays capilares não diminui o efeito de Minoxidil 5%. Também é permitido utilizar tinturas ou permanentes, mas certificando-se de que Minoxidil não esteja no couro cabeludo no momento da aplicação, nem que seja aplicado no mesmo dia em que houve aplicação de produtos químicos.

O tratamento com Minoxidil 5% não deve ser interrompido a fim de que, com alguns meses, não haja efeito reverso e os cabelos que estavam crescendo caiam.

Contraindicações

O uso de Minoxidil 5% é contraindicado para pacientes alérgicos aos componentes de sua fórmula e para mulheres.

Seu uso também não é recomendado nos seguintes casos:

  • Perda repentina ou fragmentada de cabelos;
  • Calvície completa ou perda completa dos cabelos do corpo inteiro;
  • Queda de cabelo causada pelo uso de algum remédio, deficiência alimentar, quimioterapia, doenças outras condições que prejudicam o couro cabeludo;
  • Uso de produtos tópicos (que são aplicados na pele) que aumentem a absorção cutânea do Minoxidil 5%, como tretinoína e ditranol, assim como a presença de inflamações ou outras afecções de pele que também causam esse efeito.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de Minoxidil 5% são:

  • Hipertricose (crescimento excessivo de pelos);
  • Vermelhidão da pele;
  • Coceira;
  • Pele seca e descamação do couro cabeludo;
  • Piora da queda de cabelo;
  • Aumento do desprendimento capilar após o início do tratamento, devido ao fato de que a substância promove a perda de cabelos velhos para que cabelos novos possam crescer no local. Se esse efeito persistir por mais de 2 semanas o uso de Minoxidil 5% deve ser descontinuado.

Dermatite alérgica de contato, foliculite e seborreia são efeitos colaterais mais raros do uso do produto.

O uso abusivo de Minoxidil 5% pode provocar uma maior absorção do produto, com risco hipotético do surgimento de sintomas sistêmicos, como batimentos cardíacos acelerados, angina (dor no peito), debilidade ou vertigem, ganho de peso repentino, suor aumentando nas mãos e pés e inchaço.

Por conter álcool em sua composição, Minoxidil 5% pode causar ardência, queimação e irritação nos olhos e mucosas. A ingestão da substância pode causar efeitos colaterais graves.

Cuidado: Minoxidil 5% é um produto inflamável.

Composição

Medicamento referência: Aloxidil.

  • Cada ml da solução capilar de Aloxidil 5% contém: 50 mg de minoxidil e excipientes – propilenoglicol, álcool etílico e água.

Atualizado em: 08/11/2018 na categoria: Remédios mais Usados