Para que serve o Mupirin: Pomada contra Bactérias

Mupirin é usado no tratamento de doenças causadas por bactérias, fazendo com que possamos eliminar agentes externos responsáveis por diversos problemas, a exemplo de infecções na pele.

É comercializado em forma de pomada dermatológica mas além disso há maiores detalhes que podem ser entendidos sobre, basta seguir conferindo o post abaixo para ter acesso a uma versão descomplicada de sua bula:

Indicações

O uso de Mupirin é indicado para o tratamento de infecções dermatológicas na pele que são causadas por bactérias sensíveis à substância ativa, como foliculite (pelos encravados) e impetigo (infecção contagiosa na pele, que causa bolhas e crostas amarelas sobre a pele).

Isso ocorre por conta da composição da pomada Mupirin, que entre suas substâncias conta com Mupirocina, um antibiótico tópico bastante ágil no que diz respeito ao seu efeito, apresentando bons resultados e por isso sendo constantemente indicado pelos médicos.

Contraindicações

O uso de Mupirin é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula ou até mesmo já constatou reações incomuns a outras pomadas que tenham uma composição similar.

Contudo, ao contrário de outros medicamentos nesse sentido, não há observações do uso de Mupirin no que diz respeito a faixa etária, podendo inclusive ser utilizada por crianças caso tenha sido uma indicação médica.

Como Aplicar

Mupirin é uma pomada com uso tópico, portanto deve ser utilizada diretamente na pele com uma fina camada acima da área afetada. Ou seja, não adianta exagerar no excesso de produto, já que isso não fará com que o efeito seja potencializado.

O procedimento deve ser realizado por 3 vezes ao dia de acordo com a sua bula e o indicado é que o tratamento não perdure por mais de 10 dias. Inclusive, não é comum que seja preciso, já que em 3 dias já é possível visualizar bons resultados nesse sentido.

Efeitos Colaterais

Como toda medicação, há efeitos colaterais associados ao uso de Mupirin. Ou seja, essas são reações adversas já previstas que não devem causar tanto alarme, pois são comuns diante das substâncias presentes em sua composição.

Contudo, é importante que siga com o acompanhamento médico, pois dependendo da gravidade desses efeitos pode ser preciso suspender o uso para evitar complicações mais sérias, como reações alérgicas graves.

Nesse sentido, as reações mais comuns são as seguintes:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de ardência e ferroada;
  • Queimação;
  • Dor aguda;
  • Ressecamento da pele;
  • Tonturas;
  • Enjoos;
  • Sensibilidade;
  • Inchaço;
  • Dermatite de contato.

Gravidez e Lactação

O uso de Mupirin durante a gravidez e amamentação deve ser evitado. Portanto, caso tenha utilizado quando já estava grávida sem saber sobre, é preciso suspender o uso ao ter ciência sobre e comunicar o médico.

No caso de mulheres que estão amamentando, o uso também não é indicado. Contudo, há casos em que o uso pode acontecer diante de uma indicação médica.

Composição

Mupirin contém: mupirocina (substância ativa em quantidade indicada na embalagem) e excipientes – macrogol 400 e macrogol 4.000. Ou seja, se atente a esses componentes, principalmente em caso de alergias.

Preço

Os preços de Mupirin variam entre R$25 e R$35. O ponto positivo é que seu uso não acontece por muito tempo, fazendo com que o tratamento como um todo acabe não sendo tão caro por não ser recorrente.

Além disso, vale frisar a importância de levar a recomendação médica ao ir até a farmácia, assim poderá comprar a medicação de forma devida.

Atualizado em: 24/07/2023 na categoria: Antibacterianos