Home » Antibacterianos » Panotil Bula: Para que Serve?

Panotil Bula: Para que Serve?

Panotil serve para tratar dor de ouvido e otites externas, que são infecções no ouvido externo. O preço de Panotil gira em torno de R$ 13 e ele não possui genérico ou similar, sendo um remédio corticoide com ação anti-inflamatória, antibacteriana e anestésica.

Panotil também trata doenças de pele que afetam os ouvidos externos e a orelha, como seborreia e eczemas causadas pelo suor, que podem causar coceira, inchaço, vermelhidão, descamação, crostas e outras alterações no local.

Posologia de Panotil: Como Usar

Panotil é uma solução otológica (utilizada no ouvido) e é indicado para adultos e crianças. A dose de Panotil geralmente indicada é 3 a 5 gotas aplicadas no ouvido, 2 a 4 vezes ao dia, ou segundo a orientação médica.

O paciente poderá ser orientado a colocar um algodão embebido com a solução no canal auditivo depois de aplicar as gotas, que devem ser aplicadas com o paciente deitado de lado, sem encostar a ponta do frasco no ouvido. Depois da aplicação o paciente deve se manter na mesma posição por alguns instantes.

A duração do tratamento com Panotil deverá ser determinada pelo médico.

Leia também:

Contraindicações de Panotil

Panotil não deve ser utilizado por pessoas alérgicas aos componentes de sua fórmula, além de:

  • Pacientes com otite média com perfuração do tímpano ou utilizando tubos de ventilação;
  • Pacientes com infecção por vírus ou fungos.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais de Panotil podem incluir alergias na pele em pacientes que já são alérgicos às suas substâncias e também coceira e irritação no local da aplicação.

Gravidez e Lactação

Grávidas e mulheres que estão amamentando não devem utilizar Panotil sem orientação médica.

Composição

Cada 1 ml da solução de Panotil contém: 10 mg de sulfato de neomicina, 1 mg de acetato de fludrocortisona, 10.000 UI de sulfato de polimixina B e 40 mg de cloridrato de lidocaína. Seus excipientes são cloreto de benzalcônio, propilenoglicol, glicerol, ácido clorídrico e água purificada).

  • 28 gotas da solução correspondem a 1 ml.

Laboratório: Zambon.

Você pode encontrar Panotil à venda em qualquer farmácia.

Atualizado em: 11/05/2018 na categoria: Antibacterianos, Corticosteroides/Corticoides