Para que Serve Ácido Fólico?

O ácido fólico é a vitamina B9 que serve para evitar malformações fetais durante a gravidez e também para:

Assistir esse vídeo no YouTube.
  • Ajudar e engravidar;
  • Prevenir a anemia, pois estimula a formação de células sanguíneas;
  • Tratar a anemia por deficiência de ácido fólico;
  • Prevenir a depressão e manter o cérebro saudável;
  • Fortalecer o sistema de defesa do organismo;
  • Prevenir o câncer de cólon, pois evita alterações no DNA das células;
  • Prevenir infarto e outras doenças cardíacas, pois reduz a quantidade de homocisteína no sangue (aminoácido que está ligado ao surgimento de doenças cardiovasculares) e mantém os vasos sanguíneos saudáveis;
  • Controlar o desenvolvimento progressivo do vitiligo.

A ingestão de ácido fólico é indispensável desde o início da gestação até o terceiro mês, pois evita malformações fetais no tubo neural que podem causar lábio leporino, deformações na coluna vertebral, anencefalia (ausência de cérebro) e síndrome de down.

Ácido fólico engorda?

Nenhuma evidência científica sugere que o ácido fólico engorda. Esse tipo de vitamina participa ativamente em vários processos metabólicos no organismo, como o de oxidação das gorduras (que causa redução de peso), mas também na metabolização das proteínas, sendo importante para quem quer ganhar massa muscular e desenvolver os músculos.

A vitamina B9 é hidrossolúvel e por isso é eliminada do organismo quando está em excesso.

Ácido fólico ajuda a engravidar?

O ácido fólico ajuda a engravidar porque melhora a qualidade dos espermatozoides e dos óvulos femininos, evitando a produção de células sexuais masculinas com anormalidades em seus cromossomos e melhorando a qualidade dos ovócitos (que dão origem ao óvulo).

Tudo isso evita a formação de embriões com distúrbios cromossômicos, bebês com síndromes e abortos espontâneos.

Quando e o quanto tomar?

O ideal é que o ácido fólico comece a ser tomado por homens e mulheres 3 meses antes da fecundação, pelo menos. As mulheres grávidas devem tomar ácido fólico até a 12ª semana de gestação, sem pausas. O ácido fólico também previne o parto prematuro e traz benefícios quando tomado durante a amamentação.

A dose geral de ácido fólico indicada é de 400 microgramas por dia. Mulheres acima dos 35 anos de idade ou que já tiveram filho com deficiência no tubo neural devem tomar de 4 mg a 5 mg do ácido fólico diariamente.

Ácido fólico ajuda na ovulação?

Sim, a ingestão de ácido fólico ajuda na ovulação, de acordo com um estudo feito por médicos do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Messina, na Itália.

Mulheres destinadas a realizar Fertilização in Vitro (FIV) em tratamento com ácido fólico, mio-inositol e melatonina demonstraram resultados positivos quanto à melhora da ovulação, especificamente no aumento da qualidade dos ovócitos, que são as células que dão origem ao óvulo.

É bom tomar ácido fólico para cabelo?

Sim, o ácido fólico faz bem para o cabelo, pois atua no crescimento e desenvolvimento de outras células, inclusive dos cabelos, sendo, portanto, uma vitamina essencial para a saúde capilar.

Tomar ácido fólico por muito tempo faz mal?

Tomar ácido fólico por muito tempo não faz mal, desde que a quantidade seja indicada pelo médico, principalmente no período de gestação. Nesse caso a vitamina é ingerida durante os 3 primeiros meses de gravidez.

Homens e mulheres que estão tentando uma fecundação devem tomar o ácido fólico continuamente (400 microgramas por dia).


Pode te interessar:

Picolinato de Cromo Bula

Tacitá – Crescimento dos Cabelos

Eximia Fortalize – Crescimento de Unha e Cabelos

Zirvit Kids e Zirvit Plus

Atualizado em: 21/04/2019 na categoria: Vitaminas