Para que Serve a Prednisona?

Hoje você confere a bula da prednisona, um corticoide com ação anti-inflamatória potente e que é indicado para tratar doenças reumáticas, hormonais, alérgicas, problemas de pele, doenças respiratórias, até mesmo o câncer, entre outras condições.

Para que serve a prednisona?


A prednisona serve para tratar distúrbios e doenças hormonais, como os que afetam a tireoide; doenças reumáticas, como artrite reumatoide, artrose, gota e bursite; doenças do colágeno, como o lúpus eritematoso sistêmico; doenças inflamatórias, alérgicas e causadas por fungos na pele, como alguns tipos de dermatites, micoses e psoríase; doenças alérgicas, como rinite, pólipos nasais e asma brônquica; conjuntivite alérgica e outras doenças oftálmicas; doenças respiratórias mais graves, doenças sanguíneas e também é utilizada no tratamento de leucemias e linfomas.

Como age?

A prednisona age modificando a resposta do sistema de defesa do organismo e, além do efeito anti-inflamatório, também tem efeito antirreumático, antialérgico e uma leve atividade mineralocorticoide, ou seja, também atua na regulação de sódio e água no corpo, por isso é indicado no tratamento de edemas.

O medicamento pode ser encontrado em comprimidos de 5 mg e 20 mg, também na forma de prednisolona na versão líquida e em comprimidos. A prednisolona é a forma ativa da prednisona: quando a prednisona é ingerida, é metabolizada pelo fígado para ser transformada em prednisolona, que é a substância que atua no organismo.

Como tomar – Posologia

Para adultos, a dose indicada pode variar de 5 mg a 60 mg diários, dependendo da doença a ser tratada.

Para crianças, a dose pode variar de 0,14 mg a 2 mg/kg de peso por dia, ou de 4 mg a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal, diariamente.

A duração do tratamento é determinada pelo médico, inclusive as doses podem ser administradas em um esquema de dias alternados, nos casos em que o tratamento é mais prolongado.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Prednisona incluem retenção de líquido e de sódio, perda de potássio, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes que já possuem uma predisposição para desenvolver a doença e pressão alta; alterações osteomusculares, como fraqueza muscular e osteoporose; alterações gastrintestinais, como úlcera no estômago e inchaço abdominal; distúrbios de pele, como suor aumentado e atrofia cutânea; também dores de cabeça e convulsões, entre outras alterações neurológicas; alterações hormonais, inclusive a manifestação de diabetes mellitus latente; glaucoma, visão turva, depressão e insônia, entre outros efeitos.

De acordo com a bula, a prednisona não dá sono.

Contraindicações

A Prednisona é contraindicada para pacientes com infecções sistêmicas por fungos, pacientes alérgicos à Prednisona e a qualquer outro componente de sua fórmula e também a outros medicamentos corticoides.

Preço

E o preço da Prednisona em comprimidos varia de R$ 10 a R$ 20.

Atualizado em: 08/11/2023 na categoria: Corticosteroides/Corticoides