Home » Dúvidas sobre Remédios » Qual Anticoncepcional Engorda?

Qual Anticoncepcional Engorda?

O anticoncepcional que engorda mais é o que possui mais estrogênio em sua composição, como Selene, Ciclo 21, Diane 35 e Diclin. Esses anticoncepcionais engordam mais rápido provocam mais retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço.

As pílulas orais que mais engordam são os que possuem uma alta dosagem de etinilestradiol: 30 a 40 mcg (0,03 a 0,04 mg). Todos os anticoncepcionais de alta dosagem podem provocar mais efeitos colaterais e aumentar o risco de trombose.

Qual anticoncepcional engorda mais rápido?

Os anticoncepcionais que podem engordar mais rápido são:

  • Gracial (25 mcg de desogestrel e 40 mcg de etinilestradiol);
  • Triquilar, Tri-gynera e Tri-minulet (pílulas com 30 mcg e 40 mcg de etinilestradiol);
  • Diane35, Ferane35, Selene e Diclin (2,0 mg de acetato de ciproterona e 35 mcg mg de etinilestradiol)
  • Gynera (75 mcg de gestodeno e 30 mcg de etinilestradiol);
  • Elani 28 (3 mg de drospirenona e 30 mcg de etinilestradiol);
  • Ciclo 21 e Trinordiol (0,15 mg de levonorgestrel e 30 mcg de etinilestradiol);
  • Selene, Lydian, Diane 35 e Diclin (2 mg de acetato de ciproterona e 35 mcg de etinilestradiol).

Esses são alguns nomes de anticoncepcionais com mais potencial para causar ganho de peso por possuírem, em suas fórmulas, de 30 a 40 mcg de etinilestradiol (o mesmo que 0,03 a 0,035 mg).

O ganho de peso provocado pelos anticoncepcionais não está relacionado à gordura, mas sim à retenção de líquido, ou seja, a mulher ganha peso porque está mais inchada devido ao acúmulo de líquido no organismo, e não porque a pílula provocou, diretamente, o ganho de gordura.

É claro que não é em todas as mulheres que esse efeito colateral é notado. Algumas podem sofrer bastante com o incômodo até com anticoncepcionais com menor carga de etinilestradiol, como Level e Iumi, assim como mulheres que tomam as pílulas de alta dosagem podem não sofrer com o efeito.

Se você não quer correr risco de sofrer com a retenção de líquido e o possível ganho de peso pode pedir ao seu/sua ginecologista para trocar a pílula por uma só de progesterona sintética, que é de uso contínuo.

Atualizado em: 29/08/2018 na categoria: Dúvidas sobre Remédios