Para que Serve Scaflogin?

Scaflogin é um anti-inflamatório também utilizado para tratar algumas dores, como a dor de dente, e reduzir a febre. O Scaflogin é indicado apenas para uso adulto e adolescente a partir dos 12 anos de idade e pode ser comprado sem receita médica.

Para que serve Scaflogin?

Confira todas as indicações de Scaflogin, seu princípio ativo e quando ele pode ser utilizado para tratar dores de dente, dor de garganta e dores de cabeça:

Scaflogin consegue aliviar a dor em apenas 15 minutos após a administração do medicamento. No caso da febre, o seu efeito pode ser percebido em cerca de 1 a 2 horas.

Como usar

Os comprimidos de Scaflogin devem ser tomados após as refeições. O tratamento com a nimesulida geralmente é de curta duração. Se em 5 dias os sintomas não melhorarem, o médico deverá ser consultado.

Dose para adultos e crianças acima de 12 anos

A dose indicada para adultos e crianças a partir dos 12 anos de idade é de 50 mg a 100 mg (½ a 1 comprimido), duas vezes ao dia. Cada dose deve ser tomada com meio copo de água.

Em alguns casos, a dose de 200 mg duas vezes ao dia pode ser prescrita pelo médico para tratamento de curta duração.

O que fazer em caso de esquecimento?

Caso você esqueça de tomar uma dose de Scaflogin, pode tomá-la assim que lembrar e continuar o tratamento normalmente, seguindo os horários que já foram definidos. Mas, caso a dose seguinte já esteja próxima, é recomendado pular a dose esquecida e esperar para tomar a próxima dose no horário certo, sem duplicá-la para compensar a dose que esqueceu.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns durante o uso de Scaflogin são diarreia, enjoos e vômito. As reações incomuns incluem coceira e vermelhidão na pele, suor aumentado, prisão de ventre, gases e gastrite, tontura, vertigem, pressão alta e inchaço por retenção de líquido.

Contraindicações

Scaflogin é contraindicado para uso por:

  • Pacientes alérgicos à nimesulida ou a qualquer outro componente de sua fórmula;
  • Pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não-esteroidais, como o ibuprofeno;
  • Pacientes menores de 12 anos;
  • Pacientes que já apresentaram reações adversas do fígado devido ao uso da nimesulida;
  • Pacientes com úlceras ativas no estômago ou intestino ou que vão e voltam (recorrentes);
  • Pacientes com sangramentos no estômago ou intestino;
  • Pacientes com distúrbios de coagulação graves;
  • Pacientes com insuficiência cardíaca ou renal graves;
  • Pacientes com mau funcionamento do fígado.

Gravidez e lactação

O uso de Scaflogin não é recomendado durante a gravidez e a amamentação pela falta de dados sobre os riscos ao bebê e se a nimesulida é excretada no leite materno.

Mulheres que têm dificuldades para engravidar ou que estão com suspeita de infertilidade devem evitar o uso de Scaflogin.

Composição

Cada comprimido de Scaflogin possui 100 mg de nimesulida e excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, álcool etílico, amidoglicolato de sódio, óleo vegetal hidrogenado, hiprolose, docusato de sódio, água purificada.

Preço

A caixa com 12 comprimidos de Scaflogin custa entre R$ 8,00 e R$ 20,00.

Atualizado em: 11/04/2022 na categoria: Anti-inflamatórios

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes