Home » Antifúngicos » Melhores Shampoos para Seborreia

Melhores Shampoos para Seborreia

O shampoo para seborreia deve ser prescrito pelo clínico geral ou dermatologista. Os tratamentos para seborreia incluem shampoos que são especialmente formulados com substâncias antifúngicas, antibacterianas e corticoides, que possuem ação anti-inflamatória, e também remédios, como:

  • Cetoconazol e Ciclopirox olamina (antifúngicos);
  • Polytar e Tarflex (à base de alcatrão);
  • Propionato de Clobetasol.

Confira os melhores shampoos e remédios utilizados no tratamento da seborreia no couro cabeludo e na pele e converse com o seu médico sobre a melhor forma de tratamento para sua condição!

Shampoos antifúngicos

São utilizados diariamente ou em dias alternados e devem agir no couro cabeludo durante 3 a 5 minutos. Também são utilizados 1 vez por semana mesmo após a eliminação dos sintomas como modo de prevenção:

  • Cetoconazol a 2%;
  • Piritionato de zinco a 2%;
  • Ciclopirox olamina a 1%.

Shampoos de alcatrão

Os shampoos à base de alcatrão de hulha para seborreia, como Polytar e Tarflex, são utilizados da mesma maneira que os antifúngicos e possuem um odor mais forte.

O tratamento com essa substância proporciona um alívio rápido dos sintomas da seborreia, pois ela é emoliente, possui ação antibacteriana, reduz a inflamação, a coceira e a descamação da pele. Embora a resposta ao tratamento seja rápida, os benefícios máximos podem levar até 2 meses para surgir.

Embora o uso do alcatrão seja desencorajado devido à relação da substância com o câncer, a relação risco-benefício compensa muito para o paciente devido ao grande alívio proporcionado.

Shampoos com propionato de clobetasol

São destinados ao tratamento da seborreia mais severa. Devem ser aplicados 15 minutos antes do banho, com cuidado para que o produto não atinja a face.

O tempo máximo de duração do uso do shampoo com propionato de clobetasol é de 1 mês (4 semanas).

O tratamento é feito, preferencialmente, com doses regressivas para evitar o aumento da seborreia como efeito rebote.

Outros remédios utilizados para tratar a seborreia são:

  • Corticoides tópicos (aplicados diretamente na pele) à base de propionato de clobetasol, valerato de betametasona, desonida e hidrocortisona;
  • Óleo mineral salicilado (3-6%).

Nos casos de seborreia na face e no corpo, os medicamentos mais utilizados são:

  • Cetoconazol (antifúngico) para uso tópico. O produto deve ser aplicado 2 vezes ao dia por, no máximo, 4 semanas seguidas;
  • Pimecrolimus a 1% e tacrolimus 0,03% e 0,1% (inibidores da calcineurina), que podem ser utilizados por até 12 semanas, aplicados 1 ou 2 vezes ao dia. No entanto, são medicamentos bem mais caros;
  • Hidrocortisona (corticoide) para uso tópico.

Esses remédios devem ser utilizados sob orientação médica, já que o tratamento prolongado pode provocar reações indesejáveis e a piora dos sintomas.

Remédio para seborreia em crianças

O tratamento da seborreia em crianças envolve, na maioria dos casos, apenas emolientes leves – produtos que suavizam e amaciam a pele.

O óleo mineral pode ser utilizado para retirar as escamas que ficam encrustadas no couro cabeludo e nos supercílios de bebês.

Shampoos, cremes e loções antifúngicas à base de cetoconazol a 2% são recomendados apenas para crianças maiores onde a seborreia se apresenta de maneira mais intensa.

Medicamentos corticoides devem ser evitados. Os inibidores da calcineurina (pimecrolimus e tacrolimus) são recomendados por não apresentarem efeitos colaterais, porém são bem mais caros.

Atualizado em: 11/09/2018 na categoria: Antifúngicos, Antisséptico