Para que Serve o Sulfato Ferroso?

O que é e para que serve?


O Sulfato Ferroso é um suplemento indicado para prevenir e tratar a anemia ferropriva, que é causada por deficiência de ferro no organismo. Ele é frequentemente prescrito durante a gravidez, geralmente no segundo e terceiro trimestre, já que a anemia ferropriva nesse período é algo comum, e pode ser usado por crianças e idosos também.

Quais suas versões e como tomar?

Voltando ao Sulfato Ferroso, ele pode ser encontrado nas versões em comprimidos, gotas e xarope. E as indicações de doses que eu vou informar pra vocês é seguindo a bula da versão em comprimidos, cada um com 60 mg de ferro, da solução em gotas com 25 mg de ferro por mL, e do xarope com 10 mg de ferro por mL.

Adultos

A dose diária indicada para adultos é de 1 comprimido revestido de 60 mg, ou 65 gotas da solução, ou 1 colher de chá do xarope, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições ou conforme o médico orientar. Os pacientes idosos geralmente precisam de uma dose maior.

É muito importante garantir que o Sulfato Ferroso seja ingerido 1 horas antes ou 2 horas depois do consumo de leite ou qualquer produto derivado dele, ovos, café, chá, pão e cereais integrais.

Bebês

Os bebês que ainda mamam podem tomar a versão em gotas, na dose de 2 gotas por kg de peso, não ultrapassando 15 gotas por dia.

Crianças

Para crianças a dose é a mesma, 2 gotas por kg de peso por dia, não ultrapassando 50 gotas diariamente. E as que tem mais de 25 kg podem consumir a versão em xarope também, na dose geral indicada de 5 mL por dia.

Como é possível encontrar várias marcas de sulfato ferroso com diferentes quantidades do ativo e associações, é importante se atentar a isso e seguir as instruções da bula e as orientações do médico que prescreveu o tratamento.

Quem não pode tomar?

Quem tem hipersensibilidade aos sais de ferro ou a qualquer um dos componentes da fórmula do sulfato ferroso não pode utilizá-lo, e ele também não serve pra tratar anemias que não sejam causadas pela deficiência desse mineral, como a anemia hemolítica, a anemia falciforme e as que são causadas pelo chumbo.

O Sulfato Ferroso também é contraindicado na presença de talassemia, conhecida como anemia do Mediterrâneo, hemocromatose ou hemossiderose, hepatopatia aguda e outras condições que impedem a absorção de ferro quando tomado por via oral, como diarreia crônica ou retocolite ulcerativa e outros problemas gastrointestinais.

Efeitos colaterais

Durante o tratamento é comum a ocorrência de diarreia e coloração escura nas fezes, e também podem ocorrer câimbras, dor abdominal ou dor de estômago, enjoos, azia, prisão de ventre e vômitos.

Sulfato ferroso engorda? Abre o apetite?

É comum as pessoas se perguntarem se o sulfato ferroso engorda. Ele, por si só, não tem nenhuma caloria, mas pode abrir o apetite, e isso pode levar o paciente em tratamento a engordar caso ele aumente a sua ingestão calórica.

Serve pra engravidar?

Para as tentantes, o médico obstetra pode prescrever a ingestão de diversas vitaminas, entre elas o sulfato ferroso, mas na intenção de fortalecer o organismo, suprindo qualquer deficiência de nutrientes. Por si só, ele também não possui nenhum mecanismo de ação que vá facilitar a gravidez.

O que acontece se tomar uma superdose?

Em caso de uma superdosagem, os sintomas de intoxicação costumam surgir a partir de uma hora após a ingestão da dose e ela pode ser fatal, principalmente em crianças, onde 3 a 4 comprimidos revestidos do sulfato ferroso já podem provocar a intoxicação grave, que provoca a corrosão dos tecidos do intestino e do estômago.

Os sintomas incluem diarreia, que pode vir com sangue, febre, enjoos e dores fortes no estômago, vômito severo com sangue e cãibras. O tratamento deve ser realizado com caráter de urgência. Inclusive, os sintomas de intoxicação podem ser tardios, como coloração azulada nos lábios, unhas e palmas das mãos, sonolência, palidez, umidade e queda da temperatura na pele, convulsões, cansaço, fraqueza, batimentos cardíacos mais fracos ou rápidos.

Interações com outros medicamentos

A absorção do ferro pode ser diminuída quando tomado com medicamentos antiácidos e outros que contenham bicarbonatos, carbonatos, oxalatos ou fosfatos e os suplementos de cálcio.

A Vitamina E também interage com ele, podendo causar danos ao tratamento da anemia. Além disso, as doses elevadas de ferro podem requerer um aumento na dose dessa vitamina.

Se tomado junto com a Penicilina e a Tetraciclina, o sulfato ferroso pode diminuir os efeitos terapêuticos dessas substâncias no organismo e a interação dele com o ácido acetohidroxâmico pode diminuir a absorção de ambos.

Tomá-lo junto com o álcool pode resultar em intoxicações e, como os comprimidos e o xarope do Sulfato Ferroso contém açúcar, devem ser usados com cautela por pacientes que tenham diabetes.

Preço

O Sulfato Ferroso tem um preço baixo, entre R$ 5,00 e R$ 10,00 para uma caixa com 60 comprimidos.

Atualizado em: 08/11/2023 na categoria: Suplemento