Para que Serve o Voltaren?

O tema do post de hoje no bulasimples é o Voltaren, incluindo o Voltaren Retard e o Voltaren injetável. Você vai saber mais sobre a bula deste anti-inflamatório que tem um princípio ativo que você com certeza já conhece.

Comprimidos

Os comprimidos de Voltaren servem para tratar dores e inflamações associadas às doenças reumáticas e traumas, como artrite e dores nas costas, inflamações ginecológicas e dores no período menstrual, mas tem mais.

Os comprimidos de 50 mg, 75 mg e 100 mg de Voltaren são indicados para o tratamento de dores reumáticas ou causadas pela degeneração das articulações, como acontece na artrite, para tratar vários tipos de reumatismo, como síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e crises de gota, além de dores nas costas e dores causadas por traumas e lesões, como entorses e distensões.

Ele também pode ser indicado para tratar dores e diminuir o inchaço após cirurgias, inflamações e dores ginecológicas, inclusive no período menstrual.

Os comprimidos de 50 mg têm um diferencial nas indicações, eles também podem ser utilizados para tratar inflamações associadas a infecções do ouvido, nariz e garganta, junto com os antibióticos ou outro medicamento indicado para tratar a causa da infecção.

Voltaren injetável

O Voltaren injetável também é indicado para tratar dores e inflamações causadas por doenças reumáticas, como artrite, síndrome do ombro congelado, as crises de gota e também as dores e o inchaço após cirurgias.

Mas um diferencial em suas indicações é que as injeções intramusculares do medicamento podem ser utilizadas para aliviar dores causadas por pedras na vesícula ou nos rins.

Como age?

A substância ativa do Voltaren® é o diclofenaco sódico, um anti-inflamatório que também tem ação analgésica e antitérmica, embora ele não seja indicado para tratar a febre isoladamente.

O diclofenaco sódico age bloqueando a produção das prostaglandinas, que são substâncias responsáveis por iniciar o processo inflamatório no organismo e todos os seus sintomas, como dor, inchaço, aumento da temperatura local, vermelhidão e limitação do movimento no local afetado.

No entanto, o diclofenaco não trata a causa da inflamação, que pode ser uma infecção, por exemplo, ou uma doença reumática. Ele trata a inflamação em si, ajudando a aliviar seus sintomas incômodos.

Tratamento

O tratamento com Voltaren em adultos é feito com uma dose de 100 a 150 mg, ou seja, 2 a 3 comprimidos de 50 mg ao dia, não ultrapassando a dose máxima de 150 mg. Essa dose total diária pode ser dividida em 2 a 3 tomadas e os comprimidos de 50 mg devem ser tomados com o estômago vazio, antes das refeições.

Para o tratamento da dor durante o período menstrual, a primeira dose de Voltaren de 50 a 100 mg deve ser tomada assim que o primeiro sinal da dor surgir e o tratamento pode continuar com uma dose de 50 mg até 3 vezes ao dia, durante alguns dias, caso seja necessário. A dose máxima é de 200 mg ao dia nesse caso.

Voltaren Retard

Os comprimidos de Voltaren Retard de 75 mg e 100 mg são de liberação lenta e as doses recomendadas são as mesmas, até 150 mg ao dia, mas eles devem ser tomados durante as refeições, com líquido. Nos casos leves, a dose pode ser reduzida para 75 a 100 mg por dia.

Voltaren Injetável

O Voltaren injetável deve ser aplicado por via intramuscular, exclusivamente no glúteo. A dose geralmente recomendada é de uma ampola de 75 mg por dia, no máximo duas, em casos de dores intensas, como as cólicas. E o que pode ser feito, também, é usar uma ampola de 75 mg injetável e outras formas de Voltaren, como em comprimidos, até o máximo de 150 mg de diclofenaco sódico por dia.

Lembrando que o tratamento com o Voltaren injetável não deve ultrapassar dois dias.

Efeitos colaterais comuns

Os efeitos colaterais mais comuns durante o uso de Voltaren incluem dor de cabeça, tontura e vertigem, além de sintomas gastrintestinais, como enjoos, vômito, diarreia e indigestão e gases.

Também pode haver perda do apetite, vermelhidão na pele e alteração nas enzimas do fígado. E o Voltaren injetável pode causar dores e rigidez no local da injeção. Lá no site do bulasimples tem mais informações sobre os efeitos colaterais do Voltaren, suas contraindicações e preços, pra conferir é só clicar no link que está na descrição.

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios