Aceclofenaco é um anti-inflamatório semelhante ao diclofenaco.
Para que serve?
O aceclofenaco tem uma estrutura semelhante ao diclofenaco. Seu medicamento referência é o Proflam, e ele também é um anti-inflamatório não hormonal que age combatendo a inflamação e a dor, principalmente de origem musculoesquelética.
As indicações do aceclofenaco incluem traumatismos, dor de dente, dor muscular e nas articulações dos ombros, além de outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide, osteoartrite e espondilite anquilosante, que é a inflamação das articulações da coluna.
A bula do aceclofenaco não inclui o tratamento da dor de garganta e da garganta inflamada nas suas indicações, embora ele possa ser eficaz nesses quadros devido à ação anti-inflamatória e analgésica.
Posologia
Quanto à posologia, a dose padrão recomendada pela bula é de um comprimido de 100 mg do aceclofenaco por via oral, a cada 12 horas, ou seja, 2 comprimidos ao dia.
A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do aceclofenaco incluem mal-estar no estômago, dores abdominais, enjoo e diarreia, tonturas e elevação das enzimas do fígado.
Como reações incomuns estão os gases, gastrites e úlceras no estômago, prisão de ventre, vertigem, feridas na boca e reações na pele, como dermatite e coceira, além do aumento da creatinina e ureia.
Raramente acontece inchaço no corpo, falta de ar, anemia e alterações na visão, mas é possível.
Contraindicações
O uso do aceclofenaco é contraindicado para menores de 12 anos, para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e ao diclofenaco e para quem já apresentou broncoespasmo, urticária ou rinite aguda devido ao uso do ácido acetilsalicílico ou de outros anti-inflamatórios não hormonais.
Pacientes com úlcera no estômago ou duodeno em fase ativa também não podem utilizar o aceclofenaco. Ele não deve ser utilizado na gravidez, exceto com orientação médica, e durante a amamentação também é contraindicado.
Interações medicamentosas
Vamos às interações medicamentosas. O aceclofenaco não deve ser utilizado junto com o ácido acetilsalicílico, pois essa interação pode aumentar os efeitos colaterais, e se for utilizado junto com as quinolonas, como os antibióticos ciprofloxacino e norfloxacino, podem ocorrer convulsões, mesmo em pessoas sem histórico de crises convulsivas.
Os pacientes diabéticos e hipertensos devem informar ao médico os medicamentos que utilizam, assim como quem toma qualquer medicamento anticoagulante, lítio, digoxina, metotrexato e ciclosporina, porque ajustes da dose podem ser necessários.
Preço
Uma caixa com 12 comprimidos de 100mg do aceclofenaco custa entre R$10,00 e R$35,00.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios