Alginac 1000 é um anti-inflamatório que combina o diclofenaco sódico e vitaminas do complexo B em sua fórmula.
Para que serve?
O Alginac 1000 serve para tratar dores, síndromes e inflamações que afetam a coluna, os músculos e os nervos, são várias indicações. Ele é indicado para tratar:
- Dores musculares na região lombar e no pescoço, as chamadas lombalgias e cervicalgias;As dores, síndromes e inflamações que afetam os nervos, como a braquialgia, que afeta um ou os dois braços, a radiculite, que é a inflamação da raiz de um nervo, a neuralgia do trigêmeo e outras neuralgias faciais;
- A neuropatia diabética e outras neuropatias periféricas, que causam perda de sensibilidade nos pés e nas mãos, entre outros sintomas;
- A neuropatia alcoólica, causada pelo abuso do álcool, que danifica o Sistema Nervoso Central e nervos em qualquer parte do corpo;
- A neuralgia intercostal, entre as costelas, e a neuralgia herpética;
- A síndrome do túnel do carpo, fibromialgia e a espondilite, ou seja, a inflamação da coluna vertebral.
Como age
Alginac 1000 é composto por diclofenaco sódico, que é um anti-inflamatório, e por três vitaminas do complexo B: vitamina B12, B6 e B1. Juntos eles combatem a dor e a inflamação muscular, nos nervos e na coluna.
O diclofenaco sódico tem ação anti-inflamatória e analgésica, é indicado para combater inflamações e dores em geral. As vitaminas B1, B6 e B12 são muito importantes porque atuam diretamente nas células do Sistema Nervoso, por isso são chamadas de vitaminas neurotróficas. Elas facilitam a propagação do impulso nervoso, favorecem a neurotransmissão e regeneram as fibras lesadas, promovendo efeito analgésico nas síndromes dolorosas que envolvem os nervos.
O efeito do Alginac 1000 começa em torno de 30 minutos após a ingestão do medicamento. Existem, também, outras versões do Alginac, como o Alginac Retard e o Alginac injetável. Aqui embaixo na descrição tem mais sugestões de vídeos pra você conferir aqui no canal.
Posologia
A posologia descrita na bula recomenda a ingestão de 2 a 3 comprimidos por dia, antes das principais refeições, ou seja, a dose máxima é de até 150 mg de diclofenaco sódico diariamente, considerando que cada comprimido tem 50 mg do anti-inflamatório.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, com um copo de água.
Por quanto tempo posso tomar? Tem riscos?
A longo prazo, o diclofenaco oferece riscos para o estômago, rins e pressão arterial, por isso deve ser tomado por, no máximo, 10 dias, que é a recomendação geral quanto à duração de tratamentos com anti-inflamatórios não esteroidais. Não esquecendo que o médico pode alterar a posologia da bula e você deve seguir a orientação dele.
Alginac 1000 é forte?
Muitas pessoas questionam se o Alginac 1000 é forte, e ele é, sim, um medicamento muito eficaz no controle das dores e inflamações nos nervos e na coluna, sendo utilizado no tratamento de várias doenças reumáticas.
Cada comprimido do Alginac 1000 tem 50 mg de diclofenaco sódico, é uma dose padrão que não é das mais altas, já que é possível encontrar o diclofenaco sódico com 100 mg por comprimido. O diferencial na fórmula do Alginac são as vitaminas do complexo B, que vão agir na origem do problema, em casos de comprometimento dos nervos.
Efeitos colaterais: Engorda? Dá sono?
Os efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com Alginac 1000 incluem dor de cabeça e dor abdominal, alguns desconfortos gastrointestinais, como enjoo, vômito e diarreia, além de falta de apetite, vertigens, cansaço e insônia. O paciente também pode sentir alterações no paladar e apresentar reações na pele, incluindo sintomas alérgicos, como urticária, coceira e vermelhidão.
O uso dele não engorda e também não dá sono, segundo as informações da bula.
Contraindicações
E ele tem contraindicações, é claro. O Alginac 1000 não é indicado para quem tem alergia a qualquer substância de sua fórmula e para pacientes com certos problemas de saúde, como policitemia vera, porfiria aguda, úlceras no estômago, gastrites e duodenites, distúrbios da coagulação do sangue, hemorragias, lesões no fígado e doença precoce de Leber.
Quem já apresentou crises de asma, urticária ou rinite devido ao uso do ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais também não pode utilizá-lo, assim como pacientes com Parkinson que fazem uso de levodopa isolada.
Durante a gravidez e a amamentação o Alginac também não é indicado e só pode ser usado por crianças abaixo dos 14 anos em casos de artrite juvenil crônica.
O paciente em tratamento não deve tomar o Alginac 1000 junto com alguns medicamentos sem a orientação médica, como outros anti-inflamatórios não esteroidais, anticoagulantes orais e bloqueadores neuromusculares. Qualquer medicamento que você utiliza deve ser informado ao médico antes do início do tratamento.
Preço
Uma caixa com 15 comprimidos de Alginac 1000 custa entre R$ 20,00 e R$ 30,00 e não é preciso receita médica para comprá-lo.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios