Para que Serve Dozemast?

Dozemast é um medicamento à base de vitamina B12. Cada comprimido sublingual de Dozemast possui 1000 mcg de mecobalamina, que é muito importante para o sistema sanguíneo na produção de hemácias e prevenção da anemia e também para os nervos, combatendo dores e inflamações.

Para que serve Dozemast?

Dozemast não serve apenas para suprir a deficiência de vitamina B12, ele também é utilizado no tratamento de doenças que afetam os nervos. Confira suas indicações completas e como ele age no organismo no vídeo abaixo:

Os comprimidos de Dozemast são de uso sublingual, o que acelera o tempo de absorção da vitamina B12.

Como usar

A administração de Dozemast é feita via sublingual, na quantidade de 1 comprimido de 1000 mcg ao dia.

O paciente deve colocar um comprimido debaixo da língua e permanecer com a boca fechada até que o medicamento se dissolva completamente. O comprimido não deve ser engolido ou mastigado.

A dose máxima diária não deve ultrapassar 4 comprimidos ao dia e só deve ser aumentada pelo médico.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais de Dozemast são incomuns ou raros. A suplementação pode causar reações gastrointestinais, como perda de apetite, enjoos e vômitos e, mais raramente, rash cutâneo, que são manchas avermelhadas pelo corpo.

Contraindicações

O uso de Dozemast é contraindicado aos pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e para crianças. A suplementação com vitamina B12 pode esconder uma deficiência de folato (forma ativa do ácido fólico).

Mulheres grávidas e/ou que estejam amamentando não devem fazer a suplementação com Dozemast sem orientação médica.

Interações medicamentosas

Algumas substâncias podem diminuir a absorção da vitamina B12 no organismo, como as formulações contendo potássio de liberação lenta, os aminossalicilatos, como a mesalazina, a colestiramina, colchicina e neomicina.

A vitamina C pode degradar a vitamina B12, anulando a sua ação no organismo, e os medicamentos anticonvulsivantes contendo fenobarbital, primidona, pirimetamina, ácido valpróico e hidantoína não devem ser utilizados junto com a vitamina, pois ela inibe a eficácia dessas substâncias.

Antibióticos compostos por aminoglicosídeos, como a gentamicina e neomicina, medicamentos utilizados no tratamento de úlceras gástricas e gastrites, como omeprazol e pantoprazol, e a metformina, utilizada no tratamento do diabetes tipo II também podem prejudicar a absorção e a função da vitamina B12 no organismo.

O uso de Dozemast com produtos à base de nitratos e fluorouracil pode aumentar os efeitos colaterais durante o tratamento. O consumo de álcool durante o tratamento não é recomendado, pois ele atua contra a ação da vitamina B12 no organismo.

Preço

O preço de Dozemast com 30 comprimidos sublinguais de 1000 mcg, cada, gira em torno de R$ 95,00.

Atualizado em: 16/05/2022 na categoria: Vitaminas

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes