Para que Serve o Colecalciferol?

Oi, meus amores, tudo bem com vocês? Hoje você vai saber mais sobre o colecalciferol, uma vitamina utilizada como auxiliar no tratamento de muitas doenças. Você vai saber para que serve o colecalciferol, como tomar, efeitos colaterais e mais.

Para que serve o Colecalciferol?

O colecalciferol é a vitamina D3, um dos tipos de vitamina D usada como medicamento em casos de deficiência da vitamina, desmineralização óssea durante a menopausa, osteoporose, entre outras indicações.

O uso da vitamina D3 é importante no período pré e pós-menopausa como auxiliar na prevenção e no tratamento da desmineralização óssea; para idosos com deficiência da vitamina D com o objetivo de prevenir quedas e fraturas; no tratamento da osteomalácia e do raquitismo.

É importante diferenciar os suplementos de colecalciferol dos medicamentos. Essa diferença consiste, basicamente, na concentração da vitamina D3 na fórmula. Os suplementos têm até 2000 UI, uma quantidade que não causa efeitos nocivos à saúde com o uso a longo prazo, enquanto os medicamentos podem ter até 100.000 UI e devem ser utilizados apenas para o tratamento da deficiência severa de vitamina D e doenças como osteoporose e raquitismo, com prescrição médica.

Como tomar

O colecalciferol pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos e gotas. As doses variam muito em decorrência da doença ou condição a ser tratada e dos níveis séricos de vitamina D do paciente.

Para adultos podem ser indicadas as doses de 2000 UI, por dia ou 2 comprimidos de 5000 UI por semana ou 1 comprimido de 7000 UI ou 10000 UI por semana.
As doses de ataque são maiores, utilizadas em casos de deficiência severa e outros casos em que a necessidade da vitamina D seja maior, podendo ser de 1 comprimido de 5000 UI ou 7000 UI ao dia, ou 1 comprimido de 50000 UI por semana, por 6 a 8 semanas.

Os comprimidos devem ser tomados junto às refeições e essas doses são recomendações gerais, você deve seguir a prescrição médica.

A dose diária recomendada para crianças de 0 a 2 anos é de 40U.I. por kg de peso, para crianças acima de 2 anos é de 800 U.I. por dia e para as mulheres que estão amamentando é de 400 U.I. por dia.

Efeitos colaterais

Apesar de ser um nutriente produzido, inclusive, pelo nosso próprio organismo, o tratamento com o colecalciferol pode causar alguns efeitos colaterais comuns, como boca seca, dor de cabeça, sede excessiva e maior produção de urina, além de perda de apetite, enjoos, vômitos, fadiga e fraqueza, dor muscular, coceira e perda de peso.

Contraindicações

Quanto às contraindicações, o colecalciferol não deve ser utilizado por pessoas alérgicas a qualquer componente de sua fórmula, por quem tem hipervitaminose D, taxas elevadas de cálcio ou fosfato na corrente sanguínea e em casos de má-formação óssea.

Atualizado em: 30/09/2022 na categoria: Vitaminas