A cinarizina previne e trata tonturas e zumbido no ouvido, previne a enxaqueca, pode tratar a insônia e até mesmo a depressão. São muitas indicações, né?
Para que serve a Cinarizina?
A cinarizina previne e trata sintomas causados pelas contrações dos vasos sanguíneos cerebrais e pela arteriosclerose, que é o espessamento e endurecimento da parede arterial.
Os sintomas causados pelas contrações dos vasos sanguíneos cerebrais e pela arteriosclerose incluem:
- Tontura;
- Zumbido no ouvido;
- Falta de sociabilidade e irritabilidade;
- Cansaço;
- Distúrbios do sono, como a insônia tardia, quando o paciente tem um despertar precoce;
- A depressão de involução, perda de memória, falta de concentração, incontinência e outros distúrbios devido à idade;
- Além de sequelas após traumas no crânio, no cérebro e após sangramentos internos, como o AVC;
- E previne as crises de enxaqueca.
A cinarizina também previne e trata sintomas de distúrbios do equilíbrio, como vertigens, tontura, zumbido, enjoos, vômitos e movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, conhecido como nistagmo.
Previne, também, os distúrbios de movimento, como a cinetose ou o enjoo do movimento, como é conhecida, que acontece durante as viagens.
E também serve para prevenir e tratar os sintomas que acompanham os distúrbios circulatórios periféricos.
Serve para labirintite?
A cinarizina não serve para tratar a labirintite verdadeira, e sim outros distúrbios que afetam o labirinto, como a arteriosclerose labiríntica, a irritabilidade do labirinto e a Síndrome de Menière.
O que acontece é que muitas pessoas usam o nome labirintite para qualquer doença do labirinto e isso confunde as coisas, já que a labirintite verdadeira é mais rara e grave, causada por uma infecção no labirinto que gera a sua inflamação e, geralmente, a sua destruição.
Então agora você já sabe que a maioria das tonturas ou distúrbios do labirinto não são labirintite na maioria esmagadora das vezes.
Serve para dormir?
Outra dúvida sobre a cinarizina é se ela serve para dormir, e ela pode ser indicada no tratamento da insônia tardia, também conhecida como despertar precoce, quando causada por alguns distúrbios circulatórios cerebrais, como o espasmo vascular cerebral e a arteriosclerose.
Como age?
A cinarizina é um anti-histamínico que age inibindo as contrações da musculatura dos vasos sanguíneos através do bloqueio dos canais de cálcio. Ela também diminui a atividade da norepinefrina, da serotonina e de outras substâncias vasoativas, sem baixar a pressão sanguínea e a frequência cardíaca. A cinarizina melhora, ainda, a microcirculação deficiente e inibe a estimulação do sistema vestibular.
Posologia
Os comprimidos de Cinarizina devem ser tomados preferencialmente após as refeições, por via oral.
A dose indicada para a prevenção das crises de enxaqueca e para o tratamento dos sintomas dos distúrbios do equilíbrio é de 1 comprimido de 25 mg, 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de 75 mg em dose única diária.
Para a prevenção dos distúrbios do movimento, como a cinetose, a dose indicada pela bula é de 1 comprimido de 25mg meia hora antes de viajar, repetindo a dose a cada 6 horas enquanto durar a viagem.
Para tratar os sintomas dos distúrbios circulatórios periféricos, a dose indicada é de 2 a 3 comprimidos de 25 mg, 3 vezes ao dia, ou 2 a 3 comprimidos de 75 mg ao dia.
A dose máxima recomendada da Cinarizina é de 225 mg por dia.
Para tratar as vertigens, a dose deve ser aumentada progressivamente, porque o efeito, nesse caso, é dose dependente.
E eu ressalto que essas recomendações da bula podem ser alteradas pelo médico ou pela médica que vai prescrever o seu tratamento, e são as orientações dele ou dela que você deve seguir.
Quanto tempo demora para fazer efeito?
A cinarizina demora de 1 a 3 horas para exercer o seu efeito máximo no organismo.
Efeitos colaterais: Dá sono? Engorda?
E muita gente quer saber se ela engorda, se dá sono… Os seus efeitos colaterais incluem sonolência e enjoos, portanto, pode dar sono, sim, e também pode causar ganho de peso.
Outros efeitos incluem hipersonia, vômito, dor na parte superior do abdômen, indigestão, suor excessivo e fadiga.
Contraindicações
A única contraindicação do uso da cinarizina vai para os pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula.
Interações medicamentosas
Quanto às interações medicamentosas, a ingestão da cinarizina junto com bebidas alcoólicas, depressores do Sistema Nervoso Central e antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina e a nortriptilina, pode aumentar a sedação.
Preço
Para finalizar, vamos de preços. A caixa com 30 comprimidos da Cinarizina em sua versão genérica de 25mg ou 75mg custa entre R$10,00 e R$20,00. O medicamento referência é o Stugeron, e um outro nome comercial bastante procurado é o Fluxon.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-hístamínicos