Bula Completa do Ibuprofeno

Para que serve o ibuprofeno?


O Ibuprofeno é um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica. Ibuprofeno é o nome da substância ativa, ele pode ser encontrado na forma genérica com esse nome, assinado com a letra G, ou com o nome da marca de referência ou do similar, como Alivium, Advil e Ibupril. Nenhum deles possui dipirona, que já se trata de outro ativo totalmente diferente e também é mito que o ibuprofeno corta a menstruação!

As versões em suspensão oral de 30 mg/ml e gotas com 50 e 100mg/ml do Ibuprofeno são indicadas para:

  • O alívio da febre e de dores leves a moderadas, associadas a gripes e resfriados comuns, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores associadas ao período menstrual e dores musculares.

Os comprimidos revestidos e cápsulas são encontrados nas concentrações de 200, 400 e 600 mg, no caso do medicamento genérico, indicados para alívio dos sintomas inflamatórios e da dor presentes em quadros como:

  • Artrite reumatoide, artrose e outros processos reumáticos;
  • Traumas do sistema musculoesquelético, como as contusões;
  • E dores após procedimentos cirúrgicos no ouvido, odontológicos, ginecológicos, ortopédicos e traumatológicos.

O comprimido revestido também é indicado para o alívio da febre, pois também tem atividade antipirética.

Ibuprofeno infantil (gotas e suspensão oral)

O ibuprofeno indicado para o público infantil é o ibuprofeno nas versões líquida, gotas ou suspensão oral, com 30, 50 ou 100 mg/ml, indicados para uso a partir dos 6 meses de idade.

Como tomar

Vamos à posologia indicada pela bula, lembrando que o médico pode alterar a quantidade do medicamento de acordo com cada caso e você deve seguir sempre as suas recomendações, lendo sempre a bula.

Ibuprofeno infantil

A dose indicada do ibuprofeno em solução oral e gotas varia de acordo com o peso e idade do bebê, sendo administrada 3 a 4 vezes ao dia, ou seja, a cada 6 ou 8 horas;

  • Para pacientes pediátricos, a quantidade máxima por dose da solução oral com 30 mg/ml é de 7 ml;
  • É indicada a quantidade de 1 a 2 gotas/kg de peso da solução de 50mg/ml para pacientes pediátricos também, não ultrapassando a quantidade máxima de 40 gotas por dose;
  • Quanto ao uso do ibuprofeno na versão em gotas com 100 mg/ml, a dose indicada para crianças e bebês a partir dos 6 meses de idade é 1 gota/kg de peso, não ultrapassando a quantidade máxima de 20 gotas por dose.

Para adolescentes a partir dos 12 anos de idade e adultos, os comprimidos revestidos e cápsulas são mais indicados, embora o Ibuprofeno líquido possa ser utilizado também.

Adultos e adolescentes

Para adultos e adolescentes, a posologia indicada é de:

  • 1 ou 2 comprimidos de 200 mg, 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o máximo de 6 comprimidos por dia;
  • 1 comprimido revestido de 400 mg, 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o total de 6 comprimidos por dia;
  • Ou 1 comprimido de 600 mg, 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo o total de 5 comprimidos ao dia.

Caso o paciente possua ou apresente qualquer problema gastrointestinal, o ibuprofeno pode ser administrado durante as refeições ou com leite para amenizar esses sintomas.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Ibuprofeno incluem tontura, rash cutâneo, dor na parte superior do estômago, a conhecida dor no “pé da barriga” e enjoos.

O Ibuprofeno não costuma causar sono, principalmente nas versões líquidas.

Contraindicações

O Ibuprofeno em Suspensão Oral e Gotas não é indicado para bebês com menos de 6 meses de idade, para pacientes alérgicos ao Ibuprofeno ou a qualquer outro componente de sua fórmula e também ao ácido acetilsalicílico, e para pacientes com úlcera no estômago e sangramento gastrintestinal.

As versões em cápsulas e comprimidos revestidos, além de serem contraindicadas para crianças até os 12 anos de idade e pacientes alérgicos ao ibuprofeno e, também, ao ácido acetilsalicílico, não são indicadas para pacientes com dor após a cirurgia de revascularização do miocárdio, o by pass, para pacientes com insuficiência renal, hepática ou cardíaca graves.

O medicamento não deve ser ingerido com bebidas alcoólicas.

Grávida pode tomar?

Ele também é contraindicado para uso durante a gravidez e, também, durante a amamentação, inclusive o uso de anti-inflamatórios não esteroidais como o ibuprofeno no terceiro semestre da gestação está associado a malformações cardíacas e prolongamento do trabalho de parto.

Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios