Remédios Para Cólica Menstrual

Não só os antiespasmódicos servem para aliviar as cólicas menstruais, mas também os anti-inflamatórios e analgésicos. Eu vou te contar como eles funcionam e você vai ver quais são os remédios para cólica menstrual mais utilizados.

 

Remédios para cólica menstrual

Alguns dos remédios mais eficazes para as cólicas menstruais são o Ibuprofeno, o Ponstan, que é o ácido mefenâmico, Piroxicam e Naproxeno. Mas ainda tem mais…

Outros remédios utilizados para tratar as cólicas e as dores provenientes delas no período menstrual são o Buscopan, Cetoprofeno, Atroveran e o Belfaren.

Os remédios antiespasmódicos, como o Buscopan e o Atroveran, agem interrompendo as contrações musculares, ou seja, as cólicas propriamente ditas, por isso aliviam a dor. Além do mais, podem ter em suas fórmulas outros fármacos associados.

E como a menstruação é um fenômeno fisiológico que provoca, naturalmente, um grau de inflamação no músculo do útero, é comum que surjam dores e contrações no local, por isso que os anti-inflamatórios, como o cetoprofeno e naproxeno, são eficazes para aliviar as cólicas menstruais também.

Ibuprofeno

Começando pelo Ibuprofeno, com certeza você já deve conhecê-lo. Ele é anti-inflamatório e analgésico, muito eficaz para aliviar as dores causadas pelas cólicas menstruais. Ele não age interrompendo as contrações musculares do útero, e sim aliviando a inflamação muscular na região e a dor causada por essas contrações. A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 200 mg, a cada 4 ou 6 horas, não ultrapassando a dose máxima de 6 comprimidos por dia.

O Buscofem é um dos nomes comerciais do ibuprofeno que também pode ser utilizado. Só é preciso se atentar à concentração do medicamento, que pode ter uma quantidade maior de ibuprofeno por cápsula e por causa disso a posologia já é diferente.

Cetoprofeno

E o cetoprofeno é um dos anti-inflamatórios mais prescritos quando o problema é a cólica menstrual, isso porque ele tem uma ação mais potente e tem a indicação da dismenorreia em sua bula, que é a dor pélvica no período menstrual. A versão em gotas é a mais indicada nesse caso, na dose de 50 gotas a cada 6 ou 8 horas.

Buscopan

E o Buscopan com certeza é um dos antiespasmódicos mais conhecidos do mercado. Ele é composto pelo butilbrometo de escopolamina e atua diretamente sobre cólicas menstruais e intestinais, interrompendo as contrações musculares que causam a dor. Além disso, também pode ser utilizada a versão do Buscopan Composto, que tem dipirona na fórmula associada ao antiespasmódico.
Ele pode ser encontrado em gotas ou comprimidos.

Naproxeno

O Naproxeno é o 4ª remédio para cólica menstrual de nossa lista, ele é um anti-inflamatório mais forte também, indicado, inclusive, para reduzir a quantidade de sangue no período menstrual.
A dose indicada é de 500 mg ou 1 g a cada 8 horas. A marca de referência do naproxeno é o Flanax.

Piroxicam

Passando para o Piroxicam, esse é o nome de um princípio ativo com ações analgésica e anti-inflamatória mais forte, usado para combater dores e inflamações em geral, incluindo as cólicas menstruais. Feldene é a marca de referência do Piroxicam no mercado.
A dose recomendada para cólicas menstruais é de 40 mg por dia, tomados em dose única nos dois primeiros dias do período menstrual. Depois pode ser reduzida para 20 mg por dia do terceiro ao quinto dia do ciclo.
O Feldene também está disponível na versão Feldene SL, que é o sublingual.

Ponstan

O Ponstan tem como princípio ativo o ácido mefenâmico, que é uma substância anti-inflamatória muito eficaz no alívio das cólicas menstruais e também no tratamento do fluxo menstrual abundante e dos sintomas da TPM. A dose geral indicada é de 500 mg, 3 vezes ao dia.

Atroveran

O Atroveran é outro remédio para cólicas bem conhecido e pode ser encontrado nas versões do Atroveran DIP e Atroveran Composto.
Cada comprimido de Atroveran DIP tem 1g de dipirona monoidratada, que é uma dose alta do analgésico e pode aliviar a dor causada pelas cólicas menstruais mais intensas. No entanto, ele não tem nenhuma substância antiespasmódica, ou seja, não atua interrompendo as contrações uterinas.
O Atroveran composto é mais indicado nesse caso, pois tem como princípios ativos o cloridrato de papaverina, que tem ação vasodilatadora e age interrompendo as contrações musculares do útero, a dipirona, que alivia a dor, e o extrato fluido de Atropa belladona, que também é eficaz no tratamento de cólicas gastrintestinais.

Belfaren

E o Belfaren é mais um anti-inflamatório indicado no alívio das cólicas menstruais. O seu princípio ativo é o diclofenaco sódico e ele é eficaz justamente porque tem a capacidade de reverter o processo inflamatório que ocorre nas paredes do útero durante a menstruação, aliviando, assim, as dores associadas ao período.

O tratamento recomendado pela bula deve ser feito com uma dose de 50 a 100 mg assim que as dores começarem, seguidas de 50 mg até 3 vezes ao dia por alguns dias. Caso a dose diária de 150 mg não seja suficiente para aliviar a dor durante 2 a 3 períodos menstruais, a dose diária pode ser aumentada até o máximo de 200 mg por dia durante os próximos períodos.

Atualizado em: 02/12/2022 na categoria: Lista de remédios